4 dicas para comprar carro usado mais barato

4 dicas para comprar carro usado mais barato

Comprar um carro usado pode ser uma boa solução para quem procura pagar por um veículo melhor com o preço mais em conta. Dentre as vantagens de comprar um usado, está a menor desvalorização do carro, já que ele perde mais valor nos primeiros anos de uso. Porém, depois de decidir por um usado, é importante que alguns pontos sejam levados em consideração, para que você possa pagar menos no seu automóvel e economizar.

Que tal conferir algumas dicas sobre como comprar carro usado pagando menos? Continue a leitura!

1- Faça muitas pesquisas

Antes de comprar, pesquise o preço de um veículo semelhante. Veja o valor na tabela Fipe, consulte o vendedor e, caso o custo do carro esteja muito acima do valor, questione os motivos.

Também é importante procurar saber sobre o carro, qual é o seu comportamento depois de alguns anos de uso, se existe alguma peça com problema recorrente e se os clientes estão satisfeitos com o modelo escolhido. Desta forma, você não só economiza no orçamento, como também evita maiores preocupações com o carro.

2- Avalie se vale a pena pagar a vista

Pagar o carro em prestações inclui também o pagamento de juros, que muitas vezes, são altos e elevam o preço do veículo. Se você tem o dinheiro para pagar, negocie com o vendedor, peça um desconto no valor à vista e opte por essa opção. Você pode conseguir um valor melhor e ainda se livrar dos juros.

3- Verifique o valor do seguro

Antes de fechar a compra, solicite alguns orçamentos à seguradora de veículos para analisar o valor do serviço. Alguns modelos são mais visados e, por isso, têm um valor maior, portanto é sempre bom ficar de olho! Também é importante analisar todos os itens do seguro de acordo com suas necessidades e as do carro, para que você não pague mais.

4- Faça sua transferência sem despachante

Quando você compra um carro, é preciso realizar a transferência do nome do proprietário do veículo. Para esse procedimento, o despachante normalmente é o profissional procurado.

Porém, é possível realizar esse processo sozinho e economizar de R$200 a R$400. Para fazer a transferência, basta apresentar o recibo de compra e venda (CRV) devidamente preenchido e com firma reconhecida pelo antigo proprietário.

Além de uma cópia simples, original e cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), original e cópia do RG e CPF ou da carteira de habilitação, original e cópia do comprovante de endereço, duas cópias do formulário RENAVAM, dois decalques do chassi do carro, pesquisa do RENAVAM (oferecida gratuitamente no site do Detran). Esses documentos devem ser levados a um banco credenciado pelo Detran para que o pagamento seja efetuado.

Depois disso, leve os documentos juntamente ao comprovante de pagamento para o Detran para dar início ao pedido de transferência. É importante ressaltar que, para que a transferência seja realizada, o veículo não pode ter débitos como multas de nenhuma natureza e pagamento de documentação atrasado.

Dessa forma, um pouco de trabalho a mais pode significar uma boa economia. Seguindo essas dicas, é possível comprar carro usado fazendo uma boa economia. É sempre bom analisar as situações e investimentos para fazer a melhor escolha quando o assunto é pagar por um carro.

Agora que você já sabe como economizar na compra do seu veículo, que tal ver algumas dicas para pagar por um bom usado? Clique aqui!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *