Você sabe o que é SUSEP?

Você sabe o que é SUSEP?

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) é um órgão que está vinculado ao Ministério da Fazenda. Ela foi criada em 1966 com a responsabilidade direta pela regulamentação e fiscalização dos setores de seguros, de previdência, de capitalização e de resseguro em todo território nacional.

Saiba mais sobre a Susep a partir de agora. O que é Susep? O que ela faz? Confira!

Qual é o objetivo da Susep?

Entre os objetivos fundamentais da Susep, podemos destacar dois. O primeiro é estabelecer o funcionamento do setor de seguros, prezando a adoção de boas práticas econômicas e mercado. O seguro é o de garantir o respeito dos direitos que os consumidores desse setor têm.

Para que os objetivos da Susep sejam alcançados, essa superintendência estabelece uma série de normas para que o mercado possa cumprir, além de atuar na fiscalização pelo cumprimento delas por parte das seguradoras e corretoras de seguros.

A Susep também é responsável pela habilitação e autorização do profissional que pretende atuar na comercialização de seguros, de previdência, de capitalização e de resseguro em todo território nacional. É a Susep que autoriza as empresas e os produtos por elas criados e que são comercializados.

Quando o consumidor estiver buscando um plano de seguro, de previdência ou de capitalização, ele pode buscar na Susep de a seguradora e esse produto estão devidamente regulamentados e autorizados. Dessa forma, tanto o consumidor quanto a empresa saem ganhando.

As atribuições da Susep

  • Fiscalizar a constituição, a organização, o funcionamento e a operação das Resseguradoras, das Entidades de Previdência Privada, das Sociedades Seguradoras, e de Capitalização.
  • Atuar na proteção da captação de poupança popular. Esta acontece por meio das operações que envolvem seguro, previdência privada aberta, resseguro e capitalização.
  • Zelar pela defesa dos interesses de todos os consumidores dos mercados que são supervisionados pela Susep.
  • Promover o aperfeiçoamento dos instrumentos operacionais e das instituições que estão vinculados a Susep, com o objetivo de conseguir a maior eficiência do Sistema Nacional de Capitalização e do Sistema Nacional de Seguros Privados.
  • Zelar pela solvência e a liquidez das sociedades que integram esse mercado.
  • Promover a estabilidade de todos os mercados que estão sob sua jurisdição para garantir a sua expansão e o funcionamento dessas entidades que neles estão operando.
  • Acompanhar e disciplinar os investimentos de todas as entidades, em especial aqueles que são efetuados nos bens garantidores de provisões técnicas..

A importância da Susep para os clientes e as seguradoras

A Susep é importante tanto para o consumidor quanto para as empresas, pois ela garante que as seguradoras tenham reservas financeiras que garantem o cumprimento dos pagamentos caso ocorra algum tipo de sinistro envolvendo o segurado. É responsabilidade da Susep fiscalizar a prática das empresas para evitar especulações, além de garantir a livre concorrência.

O combate à fraudes também é uma atividade que a Susep pratica no mercado. Fraudes são prejudiciais para os consumidores, as empresas e o mercado em si. Isso porque quanto maior é a quantidade de fraudes praticadas, maior será o valor dos seguros a serem comercializados.

Ficou com alguma dúvida referente a Susep e a sua atuação? Deixe sua dúvida no espaço para os comentários logo abaixo!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *