Você sabe o que é CRV?

Você sabe o que é CRV?

Se você já comprou um carro, sabe a quantidade de documentos que precisa ter e colocar em dia. No meio de tanta documentação e tanta sigla para abreviar os nomes de alguns registros, nada mais normal que um pouco de confusão sobre sua finalidade de cada um. O CRV é um exemplo, um documento muito importante, mas poucas pessoas sabem disso.

Quer saber o que é CRV? Não deixe de ler esta postagem até o final!

O que é?

CRV é a sigla para as iniciais do “Certificado de Registro de Veículo”, um documento muito importante e que é emitido pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Para você entender a importância, esse diploma é o principal registro usado para comprovar a propriedade de um veículo.

Como serve para pessoas físicas e jurídicas, ele é bem completo. Ele traz nas suas cédulas vários aspectos do carro, como a marca e o modelo, por exemplo.

Além disso, traz detalhes como local de registro, placa do veículo, código do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), número do chassi e vários outros. Ele também traz a indicação sobre o proprietário do automóvel, compartilhando nome, assinatura e endereço dele, assim como a identificação do último proprietário. Considerado por algumas pessoas como o “documento de identidade” do carro, o CRV é confeccionado em um papel especial, já que tem validade em todo o país.

Para que serve?

Agora que você já sabe como é importante, esse documento é muito importante para a segurança, afinal de contas, ele comprova que o veículo está corretamente cadastrado na lista do DETRAN. Além disso, ele é imprescindível para quem quer transferir o automóvel, no caso de venda para outra pessoa, por exemplo.

Quando acontece a emissão?

A emissão do CRV deve acontecer sempre no primeiro emplacamento do veículo. Mas em outros casos o procedimento também é muito importante, como quando as características são mudadas (quando o carro é pintado, por exemplo) ou quando o veículo muda de proprietário. Esses detalhes devem ser informados ao DETRAN que vai atualizar o documento.

Cuidados especiais

Como é muito importante, o CRV não deve ser carregado pelo motorista ou ficar dentro do carro, como algumas pessoas insistem em fazer. Muito pelo contrário, por sinal. Ele deve ficar na sua residência em um lugar seguro, principalmente porque é o principal documento relacionado ao seu carro.

Se você perder o documento, procure imediatamente uma Delegacia de Polícia e comunique a perda. Não se esqueça de fazer um Boletim de Ocorrência para sua proteção. Em seguida, você pode procurar o DETRAN mais próximo de você e solicitar uma segunda via. Tome muito cuidado e não esqueça de tomar os procedimentos corretamente.

E qual a diferença do CRLV?

O CRLV, por sua vez, é a sigla para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Ele é obtido depois do licenciamento do veículo e é o documento que garante o trafego do automóvel por todo o país. Você deve ter o CRLV em mãos sempre que preciso e apresenta-lo para as autoridades do trânsito.

Nesse caso, a expedição acontece pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), os principais nomes quando o assunto é trânsito no Brasil.

Bem, agora que você já sabe o que é CRV, sabe como ele é importante, não é? Não se esqueça de checar se seus documentos estão em dia e regularizados. Se você quer continuar no assunto das siglas e descobrir o que fazer em caso de IPVA atrasado, não deixe de clicar aqui!

Ficou com alguma dúvida ou questionamento? Não se esqueça de aproveitar o espaço dos comentários abaixo, teremos o maior prazer em esclarecer e te ajudar!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

2 comentários

  • Boa tarde!
    Estou em processo de transferência de Estado e dei entrada nos documentos necessários no DETRAN-PE. O fato é que pediram à minha esposa que ela deixasse o CRV “ORIGINAL” com eles para que fosse emitido um novo. Esse procedimento não encontrei em nenhuma Legislação Federal ou Estadual, pelo contrário, vi que nós simplesmente apresentamos o supracitado documento. Devo solicitar um recibo ao DETRAN?

    Responder
  • Bom Dia estou com problema pois a agencia ainda nao tranferiu crv e nao me deu documento com meu nome mas ja esta pago licenciamento ipva sera que eu consigo ir detran e retirar o ducumento do carro segunda via e esse crv?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *