Você sabe como economizar combustível no seu veículo?

Você sabe como economizar combustível no seu veículo?

Você sabia que economizar combustível depende de algumas mudanças de hábitos que podem ter a ver com o modo de dirigir de alguns motoristas?

De fato, alguns truques como usar mais o freio motor, evitar pés pesados e acelerações bruscas, bem como manter a calibragem adequada dos pneus contribuem, e muito, com menos gastos no momento de abastecer.

Sendo assim, e para evitar que o combustível evapore minutos após o abastecimento, confira algumas dicas preciosas de especialistas sobre como economizar combustível no seu veículo. Acompanhe.

Troque a marcha de forma correta

A maneira como você troca a marcha pode fazer diferença no consumo de combustível. Por isso, qualquer manual do proprietário tem essa orientação para os usuários.

Cada troca de marcha deve obedecer à velocidade do carro, que leva em conta o torque do motor. Isso, certamente, faz diferença no consumo final.

Tente dirigir em um ritmo mais lento

Conduzir o carro em velocidade moderada, além de garantir mais segurança para quem está dentro e fora do veículo, pode ser uma boa forma de economizar no abastecimento.

Respeitar os limites de velocidade pode lhe assegurar uma economia de cerca de 20% no combustível. Pense nisso!

Evite aceleradas bruscas e aquecer o carro pela manhã

Se seu objetivo é economizar, comece por alterar aquela prática de aceleradas bruscas, que aumentam o consumo do carro.

Outro hábito nada saudável e ainda praticado por alguns motoristas é aquecer o carro pela manhã. Atualmente, os veículos contam com aquecimento automático pelo sistema. A exceção é em carros zeros que devem usar a prática nos primeiros 1 mil km. Após esse tempo, é só ligar e sair.

Utilize o freio motor em declives acentuados

A prática da “banguela” já foi desmistificada há muito tempo — descer com o carro em ponto morto não representa economia de combustível, além de ser uma prática que coloca em risco a segurança do veículo.

A injeção eletrônica identifica em uma descida que não é necessário o uso de combustível e o corta automaticamente. Sendo assim, em declives acentuados o carro deve estar sempre engrenado. Essa é a ação mais segura pelo fato do veículo aproveitar o freio motor.

Troque as velas e tenha um carro econômico

Fique atento à troca das velas, visto que elas são responsáveis também por uma boa economia de combustível.

Como essa troca varia de modelo para modelo, o consumidor precisa ficar ligado ao que diz o manual de seu carro. A função desse componente é gerar energia na câmara de combustão, se houver problemas com ele, isso repercutirá diretamente no consumo do veículo.

Utilize ar-condicionado para uma melhor aerodinâmica

Veículos mais atuais contam com ar-condicionado com compressores mais modernos, esse equipamento não exige tanto esforço do motor como os mais antigos. Por isso, ao trafegar em estradas com seu carro, feche as janelas, com isso, a aerodinâmica do veículo melhora, gerando uma boa economia de combustível.

Mude seu comportamento no trânsito para economizar combustível

Seu comportamento no trânsito pode lhe garantir uma certa economia. Exemplo disso seria ao avistar o sinal fechando, ir diminuindo gradualmente a velocidade, para não parar por completo. Dessa forma vai precisar apenas retomar suavemente a velocidade.

Evite também o zigue-zague nos percursos, pois esse hábito o leva a acelerar o carro sem necessidade.

Mantenha a calibragem adequada dos pneus

Calibrar os pneus regularmente, mantendo-os com a pressão recomendada pelo fabricante garante menores gastos na hora de abastecer.

Esses componentes do carro foram desenvolvidos para trafegarem com uma área determinada de contato com o chão, definida pela calibragem. Quando os pneus estão murchos, a área de atrito aumenta e, consequentemente, o motor faz mais força, promovendo um gasto maior.

Evite sobrepeso para economizar combustível

Coloque em seu carro somente o necessário, seja na parte interna ou no porta-malas. O sobrepeso faz com que o motor do veículo trabalhe mais. A dica é fazer uma limpeza e andar somente com o necessário dentro do carro.

E você, gostou de nossas dicas de como economizar combustível? Curta, então, nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações! São textos com temas variados que, certamente, vão lhe interessar.

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.