Você conhece as vantagens e desvantagens de um consórcio de carros?

Você conhece as vantagens e desvantagens de um consórcio de carros?

Quem quer comprar o primeiro carro ou trocar o que já possui conta com várias opções de pagamento. Se você não tem o dinheiro para quitar à vista e não quer entrar em financiamentos, o consórcio pode ser uma boa opção.

Ele funciona da seguinte forma: pessoas físicas ou jurídicas se juntam e pagam parcelas fixas mensais, constituindo uma espécie de poupança. Durante o período do pagamento, as pessoas podem ser sorteadas com a carta de crédito para compra do carro. Caso isso não aconteça, a carta é recebida no fim de todas as parcelas.

Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens de um consórcio de carros? Fique ligado.

Vantagem: economia obrigatória

Em um consórcio, as parcelas mensais são pagas durante um período de tempo estipulado.

Se você é daquelas pessoas que sempre quer juntar dinheiro e não consegue economizar, ele serve como uma poupança forçada. Ao fim das parcelas, você terá separado o valor para a compra do carro.

Vantagem: menor custo e burocracia

Ao contrário dos financiamentos, que podem dobrar o valor do veículo por causa da cobrança de juros, no consórcio os custos são mínimos. Não há cobrança de juros, apenas de taxas de administração (como seguro, reserva e adesão).

Outro ponto positivo é a burocracia reduzida. Se você não consegue comprovar renda e não é aceito nos financiamentos, saiba que nos consórcios há maior facilidade de aceitação.

Vantagem: parcelas fixas e flexibilidade no uso da carta de crédito

O valor do carro é dividido integralmente pelos meses de duração do consórcio. Assim, as parcelas são fixas até o fim. Você não precisa dar uma entrada com grande parte do valor da compra.

Outra vantagem é que, ao ser contemplado, você tem liberdade para escolher o carro no modelo que quiser, dentro do valor da carta de crédito.

Além disso, um consórcio de automóvel serve também para aquisição de barcos, máquinas e até aeronaves, já que todos eles se encaixam na categoria, de acordo com o Banco Central.

Desvantagem: riscos da inadimplência

Como se trata de um pagamento em grupo, se alguns dos contribuintes deixarem de pagar suas parcelas é possível que o valor individual passe por reajuste. Assim, você pode correr riscos pela inadimplência de outras pessoas.

Além disso, o consórcio é um pouco diferente do financiamento, em que você pode quitar parcelas atrasadas. No consórcio, caso você deixe de pagar as mensalidades estará correndo o risco de perder todo o valor já investido.

Desvantagem: possibilidade de juros

Apesar de que os consórcios não cobram juros, as parcelas a pagar e algumas taxas (como a de amortização) são reajustadas de acordo com os índices do governo. Portanto, um aumento nos juros desses índices pode ser repassado para você.

Desvantagem: golpes

Existem criminosos que se aproveitam da popularidade dos consórcios para aplicar fraudes. Eles vendem falsos consórcios e desaparecem com o dinheiro investido. Por isso, é importante ficar atento para a reputação da empresa que você quer contratar.

Estas são as vantagens e desvantagens de um consórcio de carros. Se bem estudado, ele pode ser uma boa maneira para você adquirir seu carro, principalmente com as dificuldades financeiras em tempos de crise.

Quer continuar lendo sobre veículos? Descubra a melhor época para comprar um carro usado!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *