Vistoria Veicular: entenda qual a importância

Vistoria Veicular: entenda qual a importância

O sinônimo de negócio seguro na compra de um veículo usado é submetê-lo a uma vistoria veicular. Esse procedimento vai identificar possíveis irregularidades e evitar que você faça um mau negócio e, claro, perca dinheiro.

Entenda toda a importância e vantagens dessa vistoria e esteja preparado para fazer uma ótima compra.

Segurança

Esse quesito deve ser encarado com uma primeira vantagem que se tem ao fazer uma vistoria veicular. Afinal, ela permitirá identificar diversas condições do carro com relação à sua condição de rodagem e legalidade de documentos e registros.

A vistoria veicular faz com que o risco de você comprar um automóvel com algum problema praticamente deixe de existir. Com todas as informações necessárias sobre o histórico, fechar o negócio torna-se uma questão de escolha e avaliação do custo-benefício.

Especificações de fábrica também são analisadas na vistoria. Isso vai resultar na confiança de conseguir todos os registros necessários para fazer a transferência de titularidade, por exemplo.

Toda essa garantia permitirá, também, uma forma mais segura de investimento do seu dinheiro como você poderá entender melhor no próximo tópico.

Garantia de um bom negócio

Um dos critérios para a realização de bom negócio é saber que o veículo que se está comprando não sofreu adulteração. Sem esse tipo de restrição é possível registrá-lo regularmente nos órgãos competentes, no caso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Para identificar problemas legais, a vistoria veicular analisa o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Esses documentos precisam estar OK para haver a transferência da titularidade.

Além disso, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) precisa estar em dia, já que o atraso gera multa e até mesmo a apreensão pela Polícia Militar ou fiscal de trânsito, no caso de uma blitz ou denúncia.

Confirmação de condições do veículo

Para identificar se o carro poderá rodar tanto na cidade como na estrada, uma série de itens devem estar regularizados. Qualquer problema em itens obrigatórios é passível de multa e, dependendo do caso, apreensão do veículo.

As condições do carro que passam pela vistoria veicular envolvem as seguintes análises: farol alto, farol baixo, luzes piloto, luz de placa, lanternas de freio e de ré, setas, espelhos retrovisores, buzina, triângulo e estado de conservação dos pneus.

A lista ainda traz itens como: ​limpadores de para-brisa, pala interna de proteção contra o sol (parasol) do lado do condutor, funcionamento do velocímetro, buzina, para-choques dianteiro e traseiro, triângulo, estado de conservação dos pneus e cintos de segurança (deve existir um para cada ocupante do veículo).

Documento de comprovação

Ao final da vistoria, a empresa responsável produz um relatório de vistoria que é importantíssimo guardar. Com ele, o proprietário tem a real noção de como está o veículo.

Garante-se que não houve adulteração de chassi, motor ou outras irregularidades que podem ocasionar na apreensão do carro e gerar custos, às vezes incompatíveis com o preço de mercado.

Vistoria veicular e menos problemas

O trabalho de análise completa do carro usado que se pretende comprar, conforme identificado pelas explicações acima, permite evitar a ação de golpistas e um tremendo prejuízo na aquisição de um sonho.

Em geral, a compra de um veículo envolve todo um planejamento e gasto com cifras que, muitas vezes, demoraram um período considerável para se juntar.

A análise realizada e o laudo produzido servem como prova para qualquer questionamento futuro. Também valoriza o automóvel na hora de uma revenda, porque indica que houve cuidado por parte do proprietário.

Agora você entendeu como a vistoria veicular é fundamental na aquisição do sonho de ter um carro novo. Exija sempre passar por esse procedimento para se cercar de garantias.

Quer saber mais informações sobre o mundo automotivo? Assine a newsletter da Carcheck para saber mais sobre que é preciso na hora de comprar o melhor veículo.

 

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

Posts Relacionados

Nenhum post foi encontrado.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *