Vistoria de veículos usados: veja como fazer

Vistoria de veículos usados: veja como fazer

Com os constantes aumentos no valor dos carros novos, o retorno da cobrança integral do IPI e o com o alto valor do dólar, a procura por veículos usados tem sido maior no país. Porém, ao comprar automóveis seminovos, o cliente deve ter maior atenção a diversos detalhes, quando comparado à aquisição de carros novos. Este post é dedicado a você, que pensa em comprar um automóvel usado.

Como deve ser feita a vistoria de veículos? Confira algumas dicas para evitar que você faça uma compra errada ou caia em qualquer tipo de cilada!

Consultar o veículo no DETRAN

O primeiro passo antes de efetuar qualquer compra é pesquisar a respeito do veículo e fazer uma consulta sobre a sua situação no DETRAN. Pelo Departamento Estadual de Trânsito, é possível verificar se o automóvel esteve envolvido em sinistros, roubos e até mesmo se o carro está regularizado.

Portanto, a primeira vistoria do veículo deve ser referente à sua situação legal. É fundamental que, antes de qualquer decisão, o comprador se certifique de que o carro não possui multas, que os impostos estão quitados e que o automóvel está totalmente liberado para trafegar. Quando for consultar o veículo, não deixe de entrar no site da Car Check e pela placa da máquita, ter acesso a todo seu histórico.

Conferir os números de chassi

É imprescindível que o futuro comprador confira se os números do chassi estão de acordo com a documentação do veículo. Por meio deste número, é possível pesquisar todo o histórico e a procedência do carro.

O número do chassi possibilita identificar se o modelo foi roubado, clonado ou possui qualquer tipo de adulteração. O número também permite saber se o carro foi recuperado ou passou por leilão.

Realizar a vistoria física

Após ter certificado que o carro está com os impostos em dia e não possui nenhuma pendência, é o momento de inspecionar a máquina. A vistoria deve ser feita com bastante atenção e muito cuidado.

Por isso, opte sempre por lugares bem iluminados, de preferência durante o dia, pois assim será mais fácil detectar qualquer tipo de dano no carro.  Na inspeção do veículo, lembre-se de examinar a lataria minuciosamente, inspecionar o desgaste dos pneus e verificar com atenção o interior do automóvel.

Indicamos que o futuro comprador, quando for realizar a vistoria do veículo, leve um mecânico de confiança. O profissional poderá vistoriar melhor o motor do carro, verificar pneus e suspensão e certificar que a lataria não foi recuperada e que a pintura é original. Existem também pequenas empresas privadas que fazem a vistoria do automóvel mediante a contratação de serviço, sendo mais uma opção para o cliente.

Fazer um test drive

Por último, antes de bater o martelo, não deixe de dar uma volta no veículo. Pelo test drive é possível conhecer melhor o carro, perceber se o motor está desenvolvendo bem, se os freios funcionam devidamente e também notar qualquer tipo de ruído anormal. Indicamos a leitura: Barulho no motor: como identificar o problema.

Recomendamos que, no momento do test drive, o mecânico de confiança também esteja presente, ele terá mais experiência para detectar qualquer tipo de problema ou anormalidade no carro. Depois de ter efetuado a compra, não deixe de revisar o veículo e garantir que ele permaneça em boas condições.

Para se informar melhor sobre esta revisão, leia: o que verificar após adquirir o veículo. Quando for comprar um usado, não deixe acessar o site da Car Checke verificar a procedência do automóvel.

Possui qualquer dúvida? Entre em contato com a gente, nossos especialistas estarão sempre disponíveis para auxiliá-lo em qualquer problema!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

2 comentários

  • ola estou para comprar um carro da vw uma parati gls 94 95 e esta tudo em dia tudo regularizado numero do chassis tudo certo carro sem restrição nenhuma porem o numero do motor na bate com o do documento tudo esta certo apenas o esta trocado o primeiro numero que em vez de começar com ud3 esta ud2 o restante esta tudo certo e foi saiu agora o o documento de exercício de 2016 como devo proceder

    Responder
    • Amigo pergunte o que aconteceu com o motor pois é outro não e o original peça o documento do motor pois com certeza foi trocado devido alguma ocorrência

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *