Vejas as 5 melhores maneiras de se economizar combustível

Vejas as 5 melhores maneiras de se economizar combustível

Com o aumento do preço da gasolina, economizar combustível se tornou uma prioridade para a maioria dos motoristas. Para que os gastos com transporte não estourem o seu orçamento no final do mês, algumas ações simples podem ser feitas, desde a manutenção periódica do veículo até as mudanças no jeito de dirigir.

Gostaria de economizar combustível? Veja, a seguir, 5 dicas para você poupar dinheiro!

Confira a procedência

Às vezes, o barato pode sair caro. Você já deve ter ouvido falar na chamada “gasolina batizada”.

Alguns postos irregulares adulteram o combustível e, assim, ofertam o produto por um preço mais baixo. O problema é que quem sofre com essa mistura mal feita é o motor do veículo, que perde potência e pode até ter peças danificadas. Portanto, antes de encher o tanque, tudo bem pesquisar pelo que tem o preço mais em conta, mas sempre opte pelos postos que oferecem boa procedência, como aqueles que possuem o selo de qualidade da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Calibre os pneus

Um dos descuidos de muitos motoristas é trafegar com os pneus descalibrados, isso é com a pressão de ar fora das especificações do fabricante do veículo. Além de interferir na estabilidade do automóvel, pneus não calibrados também influenciam para economizar combustível, em alguns casos, podem aumentar em até 15% o gasto.

Por isso, confira no manual do proprietário, na tampa do tanque ou nas colunas das portas, qual é a pressão de ar indicada para o seu carro e calibre os pneus a cada 15 dias. Lembre-se de que a calibragem especificada muda conforme a carga que o veículo transporta.

Faça manutenção

Alguns componentes e algumas funções do automóvel estão diretamente ligados à economia de combustível. Por isso, zelar para que os itens estejam em ótimo estado é uma das tarefas do motorista.

Por exemplo, velas de ignição usadas além da recomendação do fabricante ficam com a faísca fraca e, por consequência, fazem com que a combustão no motor seja incompleta. Com isso, parte do combustível não é utilizada.

Outro fator de economia é o correto alinhamento e balanceamento do conjunto roda/ pneu. Se o carro “puxa” para um dos lados da pista, o motor terá que gerar mais força para fazer as rodas girarem.

Economizar combustível

O motorista tem um papel ativo quando o assunto é poupar gasolina ou etanol. Isso porque a forma de dirigir também interfere  para economizar combustível.

Trocar de marcha fora do momento ideal pode forçar o motor e, com isso, aumentar o gasto. Se o seu carro possui contador de giros no painel, cuide para não ultrapassar as 2.500 rotações por minuto.

Rotações muito altas fazem o automóvel “beber” mais. Além disso, lembre-se de que deixar o carro neutro enquanto o veículo estiver em movimento não gera economia. Logo, evite a antiga “banguela”.

Escolha trajetos mais curtos

Antes de dirigir, realize um planejamento da sua rota e faça percursos mais curtos. O anda e para dos congestionamentos é um dos grandes vilões para economizar combustível.

Hoje em dia, você pode contar com o auxílio da tecnologia para encontrar os menores caminhos. É possível traçar rotas em sites da internet, como o Google Maps, no GPS do próprio carro ou do smartphone do motorista. Ter atenção às condições da rodovia, seja por meio de câmeras de monitoramento, pelos boletins do rádio, da TV ou por aplicativos, como o Waze, também ajuda na hora de optar pelo trajeto mais curto.

O que você faz para economizar combustível? Compartilhe a sua experiência nos comentários do blog e participe dessa conversa!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *