Veja porque você não deve deixar crianças sozinhas no carro

Veja porque você não deve deixar crianças sozinhas no carro

Muitos pais têm o costume de deixar as crianças sozinhas no carro enquanto fazem algo. Assim, sentem que elas estão seguras e eles podem realizar o que precisam com mais tranquilidade.

Porém, ocorre justamente o contrário. Ao praticar esse hábito, você não apenas coloca a integridade física e psicológica dos seus filhos em risco como também comete um crime.

Afinal, segundo o artigo 133 do Código Penal, essa prática se configura como crime de abandono de incapaz. Isso porque aqueles que deveriam estar sob sua guarda estão expostos a riscos, o que pode resultar até mesmo em uma fatalidade.

E é para lhe alertar sobre estes perigos que preparamos este post especial. Acompanhe!

Podem desengatar o veículo

Crianças pequenas, especialmente as que estão na faixa dos 6 aos 10 anos, são bastante curiosas e movidas pelo interesse em testar os seus sentidos e a sua imaginação.

Por isso, nunca é indicado deixá-las dentro do veículo com o motor ligado enquanto você vai até determinado canto ou resolve algo, mesmo que seja por apenas alguns poucos minutos.

O motivo é que, mesmo estando no banco de trás, elas podem passar para o assento da frente, mexer no volante e, consequentemente, na embreagem.

Como resultado, podem desengatar o carro e causar um acidente que não apenas danifique o automóvel, mas o principal: ponha a vida delas em risco.

Podem sofrer queimaduras

Outro risco muito sério é que, dentro de um carro fechado e com pouca ventilação de ar, as crianças podem sofrer queimaduras.

Isso acontece porque caso as temperaturas externas estejam muito altas, acima de 35º, por exemplo, no interior do automóvel, o calor pode alcançar facilmente 50º ou até mesmo 60º.

Com isso, a pele das crianças, que é mais sensível do que a de um adulto, pode apresentar uma ou mais queimações graves.

Sem mencionar, é claro, que isso pode levar a uma respiração acelerada capaz de provocar uma parada respiratória e uma perda de pressão na criança, capaz de sobrecarregar o coração e, em casos mais severos, causar uma parada cardíaca.

Ficam vulneráveis à ação de estranhos

Mas se mesmo depois dos riscos anteriores, você está pensando “e se eu deixar as crianças sozinhas no carro desligado, em um espaço ventilado e com as janelas e portas abertas?”, saiba que há outro grave perigo: os menores ficam vulneráveis à ação de estranhos.

Afinal de contas, a criminalidade é um problema recorrente nas grandes cidades. Por esse motivo, sua atenção deve ser redobrada de modo a evitar que, por um descuido momentâneo, pessoas de má fé possam agir e algo sério ocorra com elas.

Além disso, os pequenos podem ser atraídos para fora do carro por algo que esteja acontecendo nas redondezas O perigo é que eles saiam do veículo e acabem se perdendo por não conseguirem fazer o trajeto de volta. Portanto, muito cuidado!

Agora que você já sabe mais a respeito dos perigos de deixar crianças sozinhas no carro, será ainda mais importante o seu autopoliciamento para inibir esse hábito. Além disso, evite deixar os pequenos brincando dentro do veículo, pois incidentes similares podem acontecer. Lembre-se sempre que a segurança e o bem-estar dos seus filhos vem em primeiro lugar!

Se você gostou de saber mais sobre o tema, aproveite e entre em contato com a gente para ficar por dentro de tudo sobre o universo automotivo!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *