Tire suas dúvidas e encontre os pneus certos para o seu carro

Tire suas dúvidas e encontre os pneus certos para o seu carro

A escolha do pneu certo para o carro influencia em todo o comportamento dinâmico do veículo e, por isso, deve ser feita de forma muito criteriosa. Uma opção errada pode trazer problemas de desempenho, consumo e, o pior, segurança.

Os pneus são itens fundamentais pois são os responsáveis por transmitir todos os recursos que o veículo possui para o asfalto. Assim, a borracha é uma verdadeira válvula de escape para itens como potência, estabilidade, torque, velocidade máxima, etc.

Com isso, podemos concluir que pneus inadequados vão fazer com que o seu veículo não funcione em 100% da sua capacidade, em todos os aspectos. Mas qual é o pneu ideal? A resposta para essa pergunta é simples: o melhor equipamento para o seu carro é aquele indicado pelo fabricante.

O que a montadora leva em consideração?

Para escolher o tipo de pneu que vai equipar um modelo, a fábrica estabelece uma série de critérios. Um carro esportivo, por exemplo, pede um pneu mais largo e com perfil mais baixo, para dar maior estabilidade em curvas.

Já carros projetados para enfrentar estradas de terra precisam de pneus com um desenho diferenciado, cujas ranhuras sirvam para melhorar a capacidade de tração no terreno arenoso.

No caso dos carros de rua mais comuns, a potência e a capacidade de carga são itens considerados para se definir o tamanho e a largura ideal do pneu. Há também, embora não seja o principal aspecto, uma preocupação com o preço do equipamento, que deve estar de acordo com a capacidade de pagamento do proprietário.

Como saber qual é o pneu certo para o carro?

Uma vez que a fábrica escolhe qual é o tipo de pneu para seu carro, cabe a você utilizar essa informação na hora de trocá-lo. Usar pneus diferentes daqueles que foram estabelecidos pode causar grandes problemas no futuro e até mesmo acidentes graves.

Para saber qual o tipo ideal de pneu, consulte a informação no manual do proprietário. Não é necessário seguir a marca, você pode variá-la, mas é primordial que o novo pneu possua as mesmas medidas do original. Por exemplo: se o manual recomenda um pneu de número 175 70 R15, essa deve ser a sua orientação.

A informação está exposta na lateral do pneu e tem o seguinte significado:

  • 175: trata-se da largura do pneu;
  • 70: é a altura da banda do pneu; 
  • R: informação de que se trata de um pneu radial (tipo de construção);
  • 15: é o diâmetro do pneu, medido em polegadas.

De que forma devo cuidar dos pneus?

Para que seus pneus durem o tempo programado e ofereçam estabilidade e desempenho, você precisa cuidar deles da forma como o fabricante recomenda. A cada semana, calibre os 4 pneus com a pressão indicada no manual do proprietário.

Evite rodar com excesso de peso e não dirija de forma agressiva, abusando do acelerador e entrando de forma muito veloz em curvas.

A cada 10 mil km, faça o rodízio dos pneus, cuidando para que o desgaste aconteça por igual. Periodicamente, providencie o alinhamento e balanceamento das rodas.

Viu só como você pode encontrar o pneu certo para o carro? Evite sustos e prejuízos desnecessários! Caso tenha gostado deste conteúdo, siga nossos perfis nas redes sociais e tenha acesso a muito mais. Estamos no Facebook, Twitter e Google+!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *