Tipos de motoristas: conheça aqui o seu perfil

Tipos de motoristas: conheça aqui o seu perfil

Basta andar de carro pelo trânsito das cidades brasileiras para perceber algo bem comum sobre o comportamento dos condutores: há vários tipos de motoristas.

Há, por exemplo, os que querem ser verdadeiros professores, apresentando as leis, dando lições de moral ou orientando alguém que tenha cometido um deslize. Há também aqueles mais exaltados, verdadeiros carrascos, que fazem de tudo para atrapalhar a vida dos condutores que estejam à sua frente ou ao seu lado.

Enfim, exemplos não faltam! E você, sabe qual é o seu perfil de motorista? Que tal conhecer seis principais tipos para observar se existe alguma semelhança com a sua personalidade? Continue lendo e embarque nessa com a gente!

Os 6 principais tipos de motoristas

  1. O professor

Já deve ter acontecido com você: estar no trânsito, cometer um erro e, de repente, outro motorista parar ao seu lado, abaixando o vidro e dizendo: “você não sabe que isso é proibido? A legislação diz que você deveria agir assim e assado”.

Esse é o que age com todos como se fosse um professor. Geralmente, ele quer ser reconhecido e sempre espera elogios pelo conhecimento que demonstra, tanto na parte teórica quanto prática, sobre o trânsito e suas regras.

  1. O sabichão

Esse é aquele motorista que se acha o dono da verdade. Ele costuma explanar somente para quem está dentro do seu próprio veículo, mas está sempre julgando os demais condutores como incompetentes.

Muitas vezes, quer ser o dono da rua, e não aceita críticas ou, menos ainda, sinalizações sobre alguma intransigência ligada ao seu comportamento. Os outros erram; não ele.

  1. O competidor

Sabe aquele motorista que pensa estar em uma corrida maluca, em pleno trânsito ou nas estradas?

Ele fica irritadíssimo quando é ultrapassado, e faz de tudo para alcançar seu “oponente”. Quer sempre ficar na dianteira, mesmo que, para isso, precise exceder na velocidade. Em outras palavras, é o motorista que está sempre acelerando.

  1. O carrasco

Trata-se do perfil dos motoristas que sempre querem tirar satisfação no trânsito. Qualquer situação que os aborreça já é suficiente para os fazer sair do carro e discutir.

Além disso, eles dificultam a vida dos outros condutores. Podem colar muito na traseira, forçando uma ultrapassagem, ou impedir passagens só para irritar os demais.

  1. O filósofo

Esse faz de tudo para manter a calma ao volante. Tenta explicar racionalmente as falhas dos demais motoristas, com argumentos na ponta da língua sobre possíveis erros alheios. Geralmente, ele costuma aceitar as falhas dos outros condutores e não entra em debates — muito menos em situações de risco.

  1. O folgado

Já viu aqueles motoristas que dirigem a 60 km em uma estrada, e nunca abrem passagem para os demais? Pois esse é o perfil do motorista folgado.

Muitas vezes, o folgado é o que mais tira do sério o carrasco e o sabichão, desestabilizando muita gente emocionalmente. Eles estacionam ocupando o espaço de duas vagas, param na faixa de pedestres nos semáforos —enfim, estão sempre causando irritação nos demais, por conta de suas atitudes relapsas.

Bom, depois de analisar esses seis tipos de motoristas, você se reconheceu em algum deles? Seja como for, a dica é manter a calma, e fazer de tudo para mudar as atitudes. Afinal, mudanças só dependem de novas atitudes!

De olho na paz no trânsito, é preciso sempre modificar os comportamentos, contribuindo para uma convivência mais humana e harmônica, ainda que haja um momento seja mais tenso.

E aí, gostou do nosso post? Então, aproveite para siga a gente nas redes sociais e fique sempre por dentro das publicações sobre o mundo automotivo! Estamos no Facebook, no Twitter e Google+!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *