Seminovo: 6 dicas para fazer um bom negócio

Seminovo: 6 dicas para fazer um bom negócio

Comprar um carro seminovo pode ser uma excelente solução para quem deseja adquirir um veículo a um preço mais acessível. No entanto, quem deseja fazer esse investimento faz questão de encontrar um modelo em perfeitas condições e que atenda às suas necessidades.

Você sabe o que fazer para encontrar automóveis usados muito bem conservados e alguns até com cara de carro zero? Essa tarefa não é nada simples, pois demanda muita paciência para checar cada detalhe. Por isso, algumas sugestões para não errar na compra são essenciais e podem contribuir para um resultado final compensador.

Sendo assim, resolvemos elencar algumas boas dicas para que você não erre na escolha do seu seminovo. Continue a leitura e confira.

  1. Avalie o carro com cuidado e não tenha pressa

Evite a ansiedade nesse momento e não se deixe levar pelo “papo do vendedor“, que tem um poder de persuasão muito grande. É muito importante que, ao fazer esse tipo de negócio, o consumidor verifique tudo calmamente. Afinal, são muito itens a serem observados e isso não pode ser feito às pressas.

Outra dica é não olhar apenas um veículo. Conferir outras opções é fundamental!

  1. Opte pelos veículos mais desejados

Pesquise muito antes de escolher o modelo do seu carro e opte pelos mais desejados do mercado — visto que será bem mais fácil na hora de revendê-lo. Sites especializados geralmente postam rankings dos modelos que mais agradam os consumidores, e existem comunidades em redes sociais que discutem bastante o assunto.

  1. Fique atento à quilometragem ao comprar um carro seminovo

Um fator que não pode passar em branco na hora da análise de um carro seminovo é a quilometragem. Quando menos rodado for o veículo, melhor será para quem estiver comprando. Carros com baixa quilometragem tendem a ser mais conservados devido ao pouco uso.

Por isso, se você se deparar com um carro em ótimo estado mas com a quilometragem acima do normal em relação ao ano do carro, proceda com uma avaliação mais criteriosa. Verifique tudo, como as condições dos pneus e do estepe, os bancos, os pedais, o volante, o motor, a bateria, entre outros.

  1. Veja se o carro já passou por enchentes

Existem alguns indicadores que apontam se um carro já passou por uma enchente. Um deles é o cheiro de mofo, devido à água que penetrou na espuma dos bancos, ficando praticamente impossível retirar o odor característico de umidade.

A tendência é tentar mascarar esse cheiro com o uso de sachês com perfume, mas fique atento e com seus sentidos apurados, pois mesmo assim o odor desagradável predomina.

Outros indícios podem apontar o problema, como a presença de barro em locais de pouca exposição, o aspecto dos bancos e ferrugem nos parafusos aparentes.

  1. Verifique se todas as revisões foram feitas

Quem compra um carro seminovo muitas vezes aproveita algumas garantias e revisões de fábrica. Sendo assim, é bom fazer uma conferência no manual do proprietário para saber se todas as revisões foram feitas e se ainda restam algumas — faça questão do direito a elas.

Em veículos que não têm mais direito a revisões feitas pela fábrica, negocie com o vendedor uma garantia de alguns meses, pelo menos em relação a alguns componentes — como motor, bateria, pneus, freios e amortecedores. Exerça seu poder de barganha!

  1. Peça que seu mecânico de confiança lhe acompanhe

Por mais que você entenda de automóveis, um profissional saberá avaliar o ruído do motor, bem como analisar outros componentes do carro, como amortecedores, freios, lataria (saberá dizer se o veículo sofreu uma forte colisão) e outros itens que requerem um olhar mais imparcial.

Por isso, é importante que você leve um mecânico de sua confiança até o carro para verificar o veículo e até fazer, se possível, um teste drive antes de tomar uma decisão.

Gostou de saber como comprar um carro seminovo em ótimo estado? Gostaria de ter acesso a outros textos interessantes como este? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações.

 

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

Posts Relacionados

Nenhum post foi encontrado.