Revisão do carro: 6 dicas para ficar de olho antes de viajar

Revisão do carro: 6 dicas para ficar de olho antes de viajar

Se você está planejando uma viagem, certamente você já incluiu uma revisão no seu veículo antes de pegar a estrada, certo? A revisão do carro é muito importante para garantir a segurança de todos e ainda evitar acidentes e problemas com o veículo. Por isso, há alguns itens básicos que devem ser verificados frequentemente, especialmente antes de dirigir por muitos quilômetros na estrada.

Por isso, no texto de hoje, você poderá conferir quais são os principais itens que devem ser verificados no carro antes de viajar. Continue a leitura e saiba mais!

Verifique a qualidade dos pneus

Olhe atentamente os cinco pneus, incluindo o estepe é fundamental na revisão do carro. Veja se possuem bolhas ou se estão desgastados. Pneus nessas condições podem prejudicar a estabilidade do carro e provocar acidentes. Além de tudo, o pneu careca pode gerar uma multa de R$127,69 e 5 pontos na carteira.

Confira também a calibragem: no manual do veículo e na tampa do tanque de combustível, normalmente, estão os dados de calibragem correta. Esses números variam se o carro for carregar mais peso ou menos, então fique atento e faça o procedimento de acordo com o que for indicado pelo fabricante do seu veículo.

Confira fluidos e filtros

A estrada exige uma força maior do motor. Por esse motivo, é necessário avaliar o líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão e fluidos de freio, direção hidráulica e embreagem. Esses produtos possuem data validade e, caso ela estiver próxima do vencimento, é melhor trocá-los antes de sair de viagem. Também é muito importante checar a situação dos filtros de óleo e de ar.

Veja a condição do sistema de limpeza de vidros

Além de observar se há água no compartimento responsável pela limpeza do vidro, é importante analisar a situação das palhetas. Se estiverem muito ressecadas, elas podem prejudicar a limpeza do vidro e atrapalhar a visibilidade.

Fique de olho na parte elétrica

Andar com um farol queimado pode resultar em multa, além de prejudicar a visibilidade e a segurança dos passageiros na estrada. Por isso, cheque se as lanternas, piscas e faróis estão funcionando corretamente e troque o que for necessário.

Preste atenção nos barulhos da suspensão

Se você percebeu algum barulho fora do normal na suspensão do seu carro, como rangidos, batidas ou ruídos que parecem vir de peças soltas, verifique com um profissional de confiança se sua suspensão está desgastada.

Faça uma revisão completa

Caso você tenha se esquecido de fazer a revisão na data adequada, procure fazê-la antes de viajar. Veja a condição de velas e cabos, da correia dentada, do radiador e de quaisquer outros itens que precisam ser verificados frequentemente. Caso a quilometragem do carro esteja próxima da indicada para a revisão, não há problema em adiantar o procedimento.

revisão do carro é muito importante para garantir a segurança do motorista e de seus passageiros e de todos os outros carros que estão na estrada. Por isso, fique atento às nossas dicas, procure sempre uma oficina de confiança ou a concessionária do seu veículo e deixe-o preparado para pegar a estrada. Boa viagem!

Agora que você já sabe como deixar seu carro pronto para viajar, que tal compartilhar essa informação com seus amigos nas redes sociais?

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *