Revisão do carro para as férias: como fazer corretamente

Revisão do carro para as férias: como fazer corretamente

Está chegando o final do ano e, com ele, aquela viagem dos sonhos com a família. Se o meio de transporte escolhido para o passeio for o seu próprio veículo, então é hora de providenciar a revisão do carro para as férias.

Pegar a estrada é parte importante da viagem e não pode se tornar um problema. Ocorrências mecânicas podem causar desde pequenas dores de cabeça até acidentes graves. Por isso, o quanto antes você verificar itens essenciais, maiores serão as chances de ter um passeio tranquilo.

Veja, a seguir, alguns itens aos quais você deve ficar atento.

Óleo do motor

Os lubrificantes do motor do seu carro devem ser substituídos a cada 5 mil quilômetros. Se deixar passar o prazo, o óleo começa a engrossar e perde viscosidade (capacidade de aderir às peças metálicas enquanto o carro está funcionando).

Com o tempo, forma-se uma camada ainda mais grossa, conhecida como borra, que pode levar à perda total do propulsor. Portanto, antes de pegar a estrada, providencie a troca do óleo e do filtro. Aproveite para verificar os filtros de ar e combustível, garantindo um funcionamento ideal para o motor.

Pneus

Os pneus denunciam o estado do carro por meio do seu desgaste. Caso haja irregularidade na banda de rodagem, significa que pode haver algum desalinhamento. Em relação à calibragem, aumente a pressão para a viagem. Geralmente, as orientações sobre como calibrar os pneus devido ao aumento de peso estão no manual do proprietário.

Por último, veja se os sulcos estão na profundidade correta. Para isso, utilize o sistema TWI, que fica localizado entre as ranhuras e mede 1,6 milímetro, que é a profundidade correta. Caso os pneus estejam mais gastos do que isso, você pode ter problemas de estabilidade, principalmente em pista molhada.

Luzes

Além da falta de segurança e visibilidade, luzes queimadas podem gerar multa se você for pego pela Polícia Rodoviária Federal. Aproveite para testar todas as lâmpadas e substitua aquelas que não estejam funcionando.

Suspensão

Os amortecedores têm uma duração longa, chegando a rodar mais de 50 mil quilômetros se forem bem cuidados. Mas o conjunto da suspensão é formado por diversas buchas e retentores que sofrem no asfalto ruim das cidades brasileiras. Por isso, antes de pegar a estrada, é bom fazer uma revisão completa no sistema.

Correias

Uma correia rebentada no meio da estrada pode acabar com a sua viagem de férias. Por isso, fique atento a barulhos estranhos durante o funcionamento do motor e, ao menor sinal de desgaste, substitua os componentes.

Limpadores de para-brisas

Ninguém se lembra dos limpadores de para-brisas até ser surpreendido pela chuva. Não deixe que isso aconteça no meio da sua viagem. Providencie a troca deles antes de sair!

Documentação

Se você não tiver recebido os documentos de 2017 do seu carro, significa que existem pendências a serem sanadas. Acesse o site do Detran do seu estado e veja como fazer para colocar a documentação em dia.

Cuidando desses itens, a sua viagem de férias tem tudo para ser um sucesso! Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *