Quando é necessário fazer a reciclagem de CNH?

Quando é necessário fazer a reciclagem de CNH?

Em algumas situações, o motorista pode ter sua carteira de habilitação suspensa. Isso quer dizer que ele deve ficar algum tempo sem dirigir, bem como ter que fazer a reciclagem de CNH. Esse curso faz parte de uma punição imposta pelo Departamento de Trânsito (Detran) e deve ser respeitada pelo condutor.

Na verdade, o curso é uma revisão de alguns pontos sobre a educação no trânsito. As autoridades chegaram à conclusão de que, em algumas situações, há a necessidade de reciclagem.

Por exemplo: se há muitas multas sendo cometidas por determinado motorista ou se ele cometeu algumas das infrações gravíssimas, passíveis de suspensão da CNH, cabe aí uma reciclagem de tudo que foi estudado na autoescola.

Você quer saber em quais condições e por que isso ocorre? Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é CNH suspensa?

Trata-se de uma medida administrativa obrigatória para os condutores que cometem determinadas infrações gravíssimas ou têm na sua carteira 20 pontos ou mais acumulados em um período de 12 meses.

A medida tem o objetivo de punir o condutor, além de reeducá-lo e chamar a atenção para os erros cometidos.

O motorista deverá ficar algum tempo sem dirigir. Após o prazo estipulado e tendo feito a reciclagem de CNH, terá sua carteira de habilitação de volta.

Onde o curso de reciclagem pode ser feito?

O Detran credencia diversas instituições para ministrarem o curso de reciclagem de CNH para dar alternativas de escolha para os condutores. Ele é realizado nos centros de formação de condutores (também conhecidos como CFC ou autoescolas).

Muitos são feitos de forma presencial; outros, no entanto, para tornar mais viável para aqueles que dispõem de pouco tempo, oferecem o formato de curso a distância (mas atenção, pois essa opção está disponível apenas em alguns estados).

Como é a reciclagem de CNH?

Com a finalidade de reeducar o condutor, a reciclagem de CNH é feita por meio de um curso no qual serão revisados alguns conhecimentos teóricos, como legislação de trânsito, sinalizações, direção defensiva, primeiros-socorros, entre outros assuntos pertinentes. Além disso, o condutor terá a oportunidade de se atualizar quanto à legislação vigente.

O curso tem carga horária de 30 horas e frequência integral. Seu custo é, em média, R$ 250,00. Ao final, o motorista deverá fazer um exame de avaliação que é, geralmente, aplicado na própria autoescola onde o curso foi ministrado.

Em quais situações são exigidas a reciclagem de CNH?

A legislação de trânsito brasileira prevê que todo motorista habilitado em qualquer categoria é passível de ter sua carteira de habilitação suspensa. Para obtê-la de volta, deverá passar por um curso de reciclagem de CNH.

Uma das situações pelas quais é obrigatório o curso de reciclagem é quando o condutor atinge os 20 pontos na carteira de motorista em um período de 12 meses, devido a infrações de trânsito. Ele será notificado e deverá, então, comparecer ao Detran e entregar sua CNH ao órgão.

Na verdade, após o condutor chegar à pontuação limite, um processo é instaurado para avaliar se a suspensão é realmente necessária.

Outras situações que levam o motorista a ter sua carteira suspensa estão relacionadas a infrações gravíssimas, independentemente de ele ter ou não a pontuação limite na CNH. Entre elas, podemos citar: dirigir embriagado, cometer excesso de velocidade superior a 50% do limite permitido na via e não prestar socorro à vítimas em acidentes.

Qual a diferença entre habilitação suspensa e habilitação cassada?

Apesar de haver pessoas que acham que se trata da mesma coisa, são penalidades diferentes. A suspensão é mais branda, enquanto a cassação é uma penalidade muito mais severa.

Na cassação, a habilitação do motorista será anulada e não temporariamente suspensa. O órgão de trânsito não guarda o documento para o infrator, e a CNH perde a validade. O motorista que tiver sua carteira cassada deverá passar, novamente, por todo o processo de habilitação.

Vale ressaltar que qualquer motorista que tiver sua carteira de habilitação suspensa e for pego dirigindo terá sua CNH cassada.

Então, o que achou deste post sobre reciclagem de CNH? Bem útil, não é mesmo? Compartilhe-o, então, nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também ficarem por dentro do assunto!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Posts Relacionados

Nenhum post foi encontrado.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *