PREFERÊNCIA NA ROTATÓRIA

PREFERÊNCIA NA ROTATÓRIA

Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem. Mas você sabe o sabe qual é o objetivo da rotatória?

A “rotatória” é um recurso de engenharia cujo objetivo é evitar o encontro de fluxos que se cruzariam, dispensando também a instalação de semáforos.  Não há no Código a definição do que seja “rotatória”, apesar de haver regra de como se portar diante dela.

A regra principal que deve ser cumprida pelos motoristas é observar as sinalizações feitas pelo Detran, uma delas é a placa de “Pare” em frente a cada um dos entroncamentos, que tem em praticamente todas as cidades. Outra observação importante é sempre sinalizar com a seta para indicar em qual lado você vai seguir. Em geral, aqueles que estão na via mais movimentada passam adiante, enquanto aqueles que vêm de uma via menos movimentada aguardam uma brecha para fazer a conversão.

É válido observar que a placa ‘Pare’ é obrigatória. Se cada um dos motoristas respeitar essa sinalização, todos os sentidos da rotatória iram fluir igualmente. É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima e mais sete pontos na CNH.

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar. No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.

Em resumo, têm preferência aquele que estiver circulando na rotatória. Quem está na faixa da esquerda pode ir em frente, dobrar a esquerda ou circular pela esquerda. Quem está na faixa da direita pode ir em frente, dobrar a direita ou circular pela direita.

Se você estiver dentro da rotatória permaneça na mesma faixa, você não deve trocar de faixa uma vez que vai fechar outro carro. Você pode mudar de faixa contanto que você não invada ou atrapalhe a passagem do outro carro, geralmente você troca de faixa quando tem 3 ou mais faixas. Geralmente a rotatória tem as 2 faixas, então use corretamente.

É muito importante lembrar que a placa “Dê a preferência” orienta que você não tem a preferência de passar não só em relação aos carros, mas sim aos pedestres, nesse caso antes de entrar na rotatória você deve verificar não somente os carros, mas se existe pedestres aguardando para passar. Entre sempre devagar e com segurança na rotatória.

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *