Pisca-alerta: saiba como usá-lo corretamente

Pisca-alerta: saiba como usá-lo corretamente

Não são poucas as situações de uso errado do pisca-alerta. Embora muitas pessoas achem que sabem usá-lo, a grande maioria ainda usa de maneira incorreta.

Imagine esta cena: time campeão, torcedores comemorando e pisca-alerta ligado; motorista perdido, percorrendo devagar pelas ruas para pedir informação e pisca-alerta ligado; e a mais clássica, estacionar em local indevido e, para se “proteger” de uma multa, pisca-alerta ligado. São várias as situação que exemplificam o uso incorreto de um dispositivo importante e eficiente.

Por isso, o presente artigo visa esclarecer os que não sabem ou relembrar os que já conheciam a forma correta de utilizá-lo. Vamos mostrar quando o pisca-alerta deve ser usado, o que ele realmente quer sinalizar e quais as consequências de usá-lo incorretamente. Este instrumento não deve ser usado de forma irresponsável, pois ele transmite mais informações e mensagens que uma simples luz piscando.

Acha o pisca-alerta fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros? Leve a sério o pisca-alerta, sanando as irregularidades do seu uso e os problemas relacionados!

Parado

Como citado anteriormente, o pisca-alerta é um meio de comunicação, uma forma de transmitir informações. Quando o carro estiver parado na via, por qualquer motivo, é obrigatório o uso do pisca-alerta, servindo de orientação para os demais motoristas.

Acostamento

Infelizmente, muitos motoristas utilizam o acostamento como um “atalho” para sair na frente de outros, geralmente em congestionamentos. Essa prática deve ser evitada e, quando realizada, repreendida. Mas quando o veículo estiver parado no acostamento, é obrigatório — por lei — o acionamento do pisca-alerta.

Emergência

Quando estiver percorrendo uma via e o carro morrer, o “pisca” também deve ser usado, somado ao uso do triângulo. Entretanto, o simples uso dessa forma de sinalização não impede que o motorista receba uma multa. Isso porque, segundo a legislação, se o carro tiver parado por falta de combustível, ele será penalizado por não antever a situação.

Acidente

Quando estiver passando por um acidente, é obrigatório o uso do pisca-alerta para informar os demais motoristas de uma obstrução na via e consequente redução de velocidade ao passar pelo local. Se isso não for feito, o veículo que estiver próximo pode provocar outro acidente, caso esteja em alta velocidade e der “de cara” com um carro em baixa velocidade.

O correto uso do pisca-alerta é uma das várias situações que devem ser consideradas, tanto por motoristas de “primeira viagem” quanto pelo mais experiente. Muitas das ações relatadas ocorrem por vícios de atitudes que podem gerar consequências sérias.

Assim, é fundamental que haja uma mudança de cultura dos motoristas, que manias erradas no trânsito sejam eliminadas, pois não prejudicam apenas quem as faz, mas os outros que estão na via. Uma atitude correta no trânsito beneficia a todos, sem distinção! No entanto, muitos só aprenderão pela punição, o que é uma pena.

Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança. Confira o nosso site!

Quer compartilhar outras dicas sobre o correto uso do pisca-alerta? Não deixe de comentar abaixo e dividir com os leitores as suas experiências e as suas dúvidas sobre esse importante meio de informação do trânsito!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *