Perdeu os documentos do carro? Saiba o que fazer!

Perdeu os documentos do carro? Saiba o que fazer!

Convenhamos: ninguém gosta de perder nada! Seja dinheiro, roupa ou qualquer outra coisa importante — a sensação é péssima! A realidade pode ser um pouco mais complicada quando perdemos os documentos pessoais, já que, sem eles, você fica mais vulnerável a situações desagradáveis.

No caso do documento do carro, por exemplo, significa ainda o impedimento de circular com o veículo, pelo menos até que a segunda via chegue. Se você quer saber o que fazer se passar por esse tipo de situação, continue lendo o artigo de hoje!

Faça uma ocorrência oficial

Assim que reparar que perdeu esse documento, não abra mão de registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Não importa se foi a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL), é importante sinalizar que eles não estão com você. Assim, você se resguarda caso alguém queira usá-lo de maneira ilegal. Para facilitar, você não precisa mais se dirigir à Polícia Militar, já que, atualmente, o BO pode ser feito pela internet, o que facilita bastante.

Não circule com o veículo

Mesmo tendo o boletim de ocorrência em mãos, você não deve trafegar com o veículo, pois este não substitui o documento perdido. Nem mesmo o Certificado de Registro de Veículo (CRV) serve como um substituto, muito embora a maioria das pessoas pense que sim. Na verdade, o CRV prova que você é proprietário do veículo, mas não revela se ele tem condições de uso.

Caso você passe por alguma vistoria sem os documentos certos, pode receber multa de R$ 53,20, além de ter uma infração leve e perder pontos na carteira. Tudo isso por dirigir sem o CNH ou a CRLV. Sem o porte desses documentos, o carro ainda pode ser apreendido e você vai precisar resolver mais um problema.

Solicite uma segunda via

Depois de perder os documentos, é muito importante que você solicite uma segunda via o mais rápido possível. Nada mais natural, já que você não vai ficar para sempre sem os documentos. É bem simples: você paga uma taxa de aproximadamente R$ 65,00 para CNH. Depois disso, é só esperar um prazo de 3 dias úteis para ter os documentos em mãos novamente. Caso precise do documento com mais urgência, algumas unidades emitem a segunda via no mesmo dia, basta pesquisar quais são elas.

Receba os documentos e circule normalmente

Por mais desgastante que seja, depois de alguns dias você terá os documentos em mãos novamente. Assim, você volta a transitar sem nenhuma dificuldade, além de desfrutar do conforto de se locomover de carro.

Só perdendo os documentos do carro para perceber como eles fazem falta. Por isso, não deixe de cuidar bem dos seus e guardá-los em um ambiente seguro. Dessa forma, você evitará perdas e roubos.

Para que esse assunto ajude outras pessoas que não sabem o que fazer em caso de perda dos documentos do carro, o que você acha de compartilhar este post nas redes sociais? Assim outras pessoas se informam e aprendem a resolver a questão!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *