Perdeu a placa do carro? Saiba agora o que deve fazer!

Perdeu a placa do carro? Saiba agora o que deve fazer!

A placa de um veículo é tão fundamental para um carro quanto o número do RG para as pessoas. Perder esse objeto — seja em uma enchente, um roubo, um cachorro ter comido, uma batida — pode trazer dor de cabeça para o proprietário do veículo, visto que recolocá-lo não é uma tarefa simples e rápida de ser solucionada.

Aconteceu com você? A placa do carro foi danificada e você vai precisar trocar a identificação do seu automóvel?

Então confira o passo a passo do que você deve fazer para resolver esse imprevisto!

Primeiro passo

A primeira coisa a ser feita é procurar a Polícia e fazer um boletim de ocorrência. Mesmo que não tenha sido um roubo. Isso assegura que você não terá problemas, caso o incidente tenha acontecido em um momento em que o órgão do próximo passo, o Detran, não esteja aberto, como em fins de semana ou feriados.

O B.O., mesmo que não dê a segurança de poder trafegar pelas vias enquanto você não consegue pular para a próxima etapa, dá um certo respaldo e os policiais costumam usar o bom senso nesses casos.

Mas é claro que o indicado é não ficar trafegando com o seu veículo sem a identificação, visto que você estará propício a tomar uma multa.

Segundo passo

Feito o boletim de ocorrência, você deve procurar o Departamento de Trânsito — o Detran — da sua cidade (ou online) e solicitar uma nova ordem de emplacamento. Porém, os procedimentos podem ser diferentes se a placa for a dianteira ou a traseira. Confira:

Placa dianteira

Se a placa perdida for a dianteira (o que é mais comum), você deve procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) — o site do Detran do seu estado exibe uma lista com os órgãos licenciados que você deve procurar. Como é a dianteira, não é necessária uma nova vistoria. Portanto, é só pagar a taxa e adquirir a placa nova.

Placa Traseira

Se for a placa da parte de trás do carro, o procedimento muda um pouco, visto que é nela que fica instalado o lacre obrigatório. Portanto, a dor de cabeça é um pouquinho maior:

  1. Procure um CRVA com a solicitação da nova ordem de emplacamento;
  2. Leve documentos de identificação pessoal, como CNH, RG e CPF;
  3. Apresente o Certificado de Registro do Veículo — CRV;
  4. É necessário ainda apresentar o laudo de vistoria de identificação veicular, que deve ser feito anteriormente em órgãos especializados para garantir a procedência do seu carro;
  5. Caso a placa ou o lacre esteja apenas danificado, é necessário levar o original, pois eles serão recolhidos;
  6. Mostre ainda o boletim de ocorrência feito anteriormente.

Outras dicas

  • Não tem tempo para fazer todos esses processos? Despachantes costumar realizar o serviço, cobrando uma taxa, obviamente;
  • Para adquirir a nova placa, o carro não pode ter nenhuma pendência, como multas e documentação atrasadas. Caso tenha, é necessário quitar essas dívidas;
  • As taxas pelo serviço costumam variar de estado para estado. Porém o preço médio do serviço é de R$139 o par das placas, sendo o traseiro mais caro, custando aproximadamente R$110. O serviço em despachantes, como mencionamos, sai mais caro.

Já passou pela dor de cabeça de perder a placa do carro? Gostou das nossas dicas com relação à troca do objeto? Ficou com dúvidas? Então escreva para gente nos comentários!

 

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

19 comentários

  • Atualização de informação:
    Ao perder a placa dianteira ou traseira, somente poderão ser adquiridas diretamente no DETRAN e o carro deve ser levado ao pátio para o emplacamento pelo funcionário do DETRAN.
    Conforme informação do funcionário do DETRAN, o carro deve ser encaminhado em caminhão plataforma até o pátio do DETRAN, pois se trafegar será multado.
    Os despachantes não podem mais fazer o serviço de emplacamento.

    Responder
  • Boa noite, perdi a minha placa em uma viagem e o carro é da locadora e só ela pode solicitar uma placa nova, o problema é que peguei o carro em Maceió e estou com ele em porto de galinhas e só devo devolver ele daqui a 6 dias… O q fazer nesse caso?

    Responder
  • Acho grande idiotice registrar b.o. pra perdacde placa. O Detran é um órgão administrativo com fé pública. A partir do momento que você declara a perda, já é documento idôneo de comprovação. Sou policial civil e como a minha dp fica perto de um crva, todo dia é essa encheção de saco para fazer Bo de perda. Vou lutar pra ver o com dessa obrigatoriedade.

    Responder
    • simples, deixa alguém atropelar uma pessoa ou cometer roubos pela cidade e jogar uma placa sua na rua, vc sendo policial deveria intender isso e dar conselhos.

      Responder
  • Muito obrigado pela informação. hoje percebi que ,ou perdi, ou foi tirada por alguém.
    vou seguir as orientações.
    Adão Oliveira da Silva

    Responder
  • Perdi a placa dianteira do meu carro. Só q esse carro ta em nome de uma filha que ninguém sabe onde ela mora. Mas eu tenho o documento do carro assinado p ela qdo ela se mudou me passou, pq eu q pago as prestações do carro. O carro 3 meu. Entao como oroceder?

    Responder
    • Transfira para seu nome. O recibo preenchido e reconhecido é o documento necessário para isso e se o banco não aceitar transferir o financiamento para seu nome, vá na justiça.

      Responder
  • Estou comprando um carro mas a documentação dele esta pendente de multas e documentos mas a placa e de São Paulo e não posso quitar tudo agora mas quero fazer as placas tem como

    Responder
  • Perdi a placa dianteira do meu carro.
    Fui colocar uma nova e o cara disse q era obrigado a placa dianteira ser igual a traseira . ( o que a tornava mais caro por ser refletida).

    Alguém sabe se isso é verdade ?
    É obrigado ser refletida tbm a da frente?

    Responder
  • meu filho perdeu a placa dianteira ,no lugar que faz vistoria indicado pelo detran el foi obrigado fazer a vistoria e trocar as duas placas,achei um absurdo,isso esta correto?

    Responder
  • Bom dia, perdi minha placa dianteira, e ao tentar pagar a taxa no Detran, fui informada de que teria que trocar as duas por conta da cor do lacre da minha placa…
    Gostaria de saber se sou realmente obrigada trocar as duas e fazer vistoria, se perdi só a placa dianteira.

    Responder
  • Bom dia quando a perda é da placa dianteira do veiculo é preciso levar o veículo para colocar a nova ou eu mesmo posso colocar sozinho em casa ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *