Peças originais ou paralelas? Qual a melhor escolha?

Peças originais ou paralelas? Qual a melhor escolha?

Não tem jeito, mais cedo ou mais tarde será necessário fazer a troca de alguma peça do seu carro. No mercado automotivo, podem ser encontrados diferentes tipos de peças originais ou paralelas.

Nesses momentos, bate aquela dúvida: será que vale a pena colocar uma peça paralela? Peças originais são melhores? Qual é a melhor escolha? Hoje, comentaremos sobre este assunto. Confira!

Peças paralelas

Estas peças são conhecidas também como genéricas. São peças de reposição, desenvolvidas por fabricantes diferentes dos que produzem as peças originais. Elas funcionam — ou deveriam funcionar — com a mesma qualidade que as originais ou genuínas.

Quais as suas vantagens?

Em geral, as peças genéricas são mais baratas que as originais. É possível encontrar peças paralelas de reposição com excelente qualidade, por um preço mais acessível.

Mas desconfie de preços muito abaixo do mercado, pois poderão ser peças de procedência suspeita. Por outro lado, você poderá adquirir uma peça com qualidade superior às originais, pois muitas empresas que fabricam peças paralelas trabalham com engenharia reversa e focam nos pontos fracos da peça original.

Quais as desvantagens das peças paralelas?

Uma das desvantagens de se comprar uma peça paralela é que você não pode ter a certeza se a empresa fabricante é realmente comprometida com a qualidade dos produtos. Existem muitas marcas de peças paralelas, isso pode trazer insegurança na hora de fazer a escolha.

Outro ponto que pode trazer desvantagens é que, para apresentar preços acessíveis, os fabricantes não oferecem boas garantias. Geralmente, fabricantes idôneos oferecem, no mínimo, um ano de garantia, se for menos que isso, comece a desconfiar.

Peças originais

Com certeza, as peças originais são mais caras dos que as paralelas, porém são as que mais oferecem garantias e trazem mais segurança na hora da compra. As peças originais podem ser fabricadas pela fabricante do veículo ou por empresas terceirizadas. Quando a peça é fabricada pela fabricante do veículo, além de original, também pode ser chamada também de genuína.

Quais as suas vantagens?

Apesar de serem um pouco mais caras, as peças originais proporcionam confiabilidade, pois além de trazerem o título de originais, os vendedores geralmente oferecem uma boa garantia, trazendo mais segurança para o cliente. Outra vantagem é que você não precisa se preocupar em comparar a qualidade dessa peça com as de outras marcas.

Quais as desvantagens das peças originais?

Uma das principais desvantagens das peças originais é o fator preço, em alguns casos, a diferença é enorme! Outro ponto que pode trazer desvantagem é o fato que existem no mercado, peças paralelas com a mesma qualidade por preços atrativos, mas esse é um risco que se corre pela certeza de adquirir uma peça de qualidade.

Qual escolher

Tudo depende de quanto você conhece o fabricante. Se você realmente sabe da procedência de uma determinada marca de peças paralelas e confia na qualidade dos produtos, você poderá fazer uma boa economia ao adquiri-las.

Porém, se os produtos paralelos lhe deixam com dúvidas, não hesite em comprar peças originais, pois como diz o ditado, muitas vezes o barato realmente sai caro. Para realizar a troca das peças e manutenções, leve o carro no seu mecânico de confiança, ele poderá ajudar a escolher as melhores peças.

Qual é a sua opinião sobre peças originais ou paralelas? Deixe o seu comentário!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *