Passo a passo: aprenda como usar o extintor automotivo

Passo a passo: aprenda como usar o extintor automotivo

Incêndios em veículos podem ocorrer por falhas mecânicas ou acidentes automobilísticos. Nesse contexto, desde 2015, o uso do extintor de incêndio passou a ser opcional para os carros de passeio.

Mesmo não sendo mais obrigatório, o equipamento ainda pode salvar você e seu patrimônio em uma situação de emergência. Mas você sabe como guardar e usar o extintor automotivo corretamente? É o que vamos descobrir no post de hoje. Confira!

Conheça os tipos de extintores de incêndio

Normalmente, os extintores têm validade de 5 anos. Até existem alguns extintores mais duráveis, mas seu conteúdo deve ser trocado ou pressurizado anualmente.

O tipo ideal de extintor para você ter em seu veículo é o ABC, sendo:

A

Sólidos inflamáveis como madeira, papel, estofamento, etc. O fogo nesses materiais deve ser combatido com água ou espuma.

B

Líquidos e gases inflamáveis, como combustível e GLP. Não se deve usar água para apagar esses incêndios.

C

Equipamentos elétricos como bobina, alternador, motor e cabos. Nesse caso, o indicado são extintores que usam pó químico, CO2 ou outros gases.

O extintor ABC é próprio para todos esses três casos. Fique atento à classificação impressa no equipamento! O uso de um extintor de classe diferente da indicada pode até mesmo aumentar o incêndio.

Conserve o extintor de maneira adequada

É bom checar periodicamente se o seu extintor está dentro das condições ideais. Veja os cuidados que você deve ter:

Armazenamento

Observe se o equipamento está guardado em uma posição segura. O melhor local para conservar o extintor é na parte dianteira do veículo, em local de fácil acesso — geralmente, embaixo do banco.

Teste

Faça um teste de tirar e colocar o extintor do suporte. Não é algo muito complicado, mas você não vai querer quebrar a cabeça para descobrir como fazer isso bem no meio da emergência! Em situações de perigo, a familiaridade com os procedimentos ajuda.

Acessibilidade

Guarde o seu extintor já fora do plástico. Lembre-se que ele precisará ser usado prontamente em uma situação de perigo.

Validade

Confira a data de validade impressa no selo do equipamento. Nesse selo, ainda dá para conferir se o extintor é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Manômetro

Verifique o manômetro, aquele reloginho que fica na parte de cima do conjunto e que serve para medir a pressão do interior do conteúdo do extintor. O ponteiro do indicador deve estar sempre na faixa verde.

Condições

Avalie as condições gerais do extintor. Ele não pode estar enferrujado ou amassado. Confira, também, se o lacre não está rompido ou fora do lugar.

Saiba a forma correta de usar o extintor automotivo

Você viu fumaça saindo do capô. Acalme-se e siga os seguintes passos:

  1. Desligue o carro. Afinal, você ainda não sabe se o incêndio foi causado por um problema no motor ou na parte elétrica.
  2. Não abra o capô de uma vez. Isso aumenta a entrada de oxigênio, fazendo com que o incêndio se alastre.
  3. Rompa o lacre do extintor e aperte o gatilho em direção a uma abertura parcial do capô.
  4. Quando julgar que a chama diminuiu, abra o capô totalmente. Faça movimentos em leque, direcionando o jato para a base do incêndio e a favor do vento.
  5. Despeje todo o conteúdo do extintor. Uma vez que você rompeu o lacre, não tem como reaproveitar mais nada.

Lembre-se de usar o extintor automotivo para conter princípios de incêndio. Caso o fogo tenha tomado proporções maiores, você deve chamar os bombeiros.

Gostou de saber mais sobre o funcionamento e o uso do extintor automotivo? Então, confira também o post que preparamos sobre o extintor ABC!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *