Você sabe o que é vistoria cautelar? Descubra aqui!

Você sabe o que é vistoria cautelar? Descubra aqui!

Chegou a sua hora de comprar um carro, e você sabe que deve tomar uma série de providências para evitar dores de cabeça, especialmente se ele for usado ou se for um veículo de repasse, certo?

A boa notícia é que existem ferramentas que podem ajudá-lo a fazer a melhor escolha, elaborando, por exemplo, uma verificação completa do histórico e da situação legal de qualquer veículo usado.

Também existe a vistoria automotiva, outra forma de garantir que a compra e a venda de um automóvel estejam livres de problemas. Ela pode ser feita tanto no momento da negociação do veículo como na hora de contratar o seguro. Você sabe o que é a vistoria cautelar? E a prévia? Entende a diferença entre elas?

Para responder essas perguntas, vamos detalhar o assunto para você, explicando o que é levado em conta nessa análise. Continue a leitura e confira!

O que é a vistoria cautelar?

Conhecer a procedência do veículo usado ou seminovo é fundamental para garantir que você não seja enganado em uma negociação e acabe tendo gastos imprevistos no futuro.

A vistoria cautelar atende à essa necessidade, na medida em que avalia se o carro está dentro dos padrões de fabricação, checando, entre outros aspectos, se houve adulteração no chassi, no motor ou nos lacres da placa. Com o laudo da vistoria cautelar, tanto vendedores como compradores se beneficiam. No caso, a negociação passa a ser feita com transparência e segurança.

Qual a diferença entre as vistorias cautelar e prévia?

A vistoria cautelar não deve ser confundida com a prévia — que, em geral, é aquela feita pelas seguradoras antes da contratação de um seguro automotivo. Neste caso, ela atesta o estado de conservação do veículo.

A vistoria prévia também serve às instituições financeiras para análise de crédito, por exemplo. Após feita essa inspeção, o profissional emite um laudo apresentando os dados para a formalização do seguro.

Como devo fazer a vistoria cautelar?

A vistoria cautelar pode ser procurada por qualquer pessoa que deseja conhecer a procedência e as condições de um automóvel. Para isso, ela deve procurar uma empresa especializada em vistoria veicular, que pode atendê-lo na empresa ou, em alguns casos, no seu domicílio, por meio de agendamento.

Quais os pontos verificados na vistoria cautelar?

A análise feita pelo perito para a vistoria cautelar é rigorosa e leva em consideração diversos pontos que ajudam a identificar se há adulterações/depreciações no veículo a ser checado. Entre os principais itens verificados, podemos destacar:

  1. numeração do chassi e do motor;
  2. condições mecânicas e elétricas;
  3. lacração, travas e acabamento;
  4. verificação de ocorrência de sinistros;
  5. averiguação se precisou de pintura ou se a cor foi adulterada;
  6. checagem da autenticidade da placa, da gravação dos vidros e da originalidade das peças.

E você, já usou esse tipo de serviço? A vistoria cautelar foi útil para ajudar na negociação de compra ou de venda do seu carro? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *