O que é a tabela FIPE?

O que é a tabela FIPE?

Se você está pensando em comprar ou vender um veículo, consultar a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ajudará muito na busca pelo preço justo. Nela você encontra o valor médio de carros, motos e caminhões, podendo tirar suas dúvidas com a garantia da melhor fonte de pesquisa existente no mercado.

No entanto, vale lembrar que a Tabela FIPE, mesmo sendo uma ferramenta muito utilizada, serve somente como orientação, ficando a critério dos vendedores e compradores seguirem os preços anunciados.

Achou complicado? Possui alguma dúvida? Acompanhe o post de hoje e entenda o que é a tabela FIPE!

Na compra do veículo

Tendo em vista que fatores como acessórios, cor, estado de conservação, região e o ano do veiculo influenciam em seu valor final, é fundamental que você consulte a tabela FIPE para conseguir entender a variação no preço do seu veículo.

Outro detalhe importante antes de fechar a negociação é observar os fatores de indicação do veiculo, aqueles que apontam a boa procedência do motor, documentação, lataria, entre outros. Não sabe como fazer isso? Não tem problema! Clique aqui e veja 10 dicas incríveis que irão ajudar muito antes de fechar negócio!

Na venda do veículo

Se você vai vender seu veículo, alguns detalhes podem aumentar o valor do carro na Tabela FIPE. Além de veículos bem conservados e com muitos opcionais, outros aspectos fazem a diferença na hora de determinar o valor do carro na tabela FIPE.

No caso de veiculos na cor branca, pintar o carro de outra cor pode aumentar o preço na tabela; se você mora em São Paulo, o valor cobrado na tabela pode ser maior se comparado ao valor que seria cobrado caso você morasse no interior. Logo, mudar a placa também pode ajudar. Vale lembrar que o valor das taxas para realizar alterações no veiculo precisam ser consideradas antes de realizar alterações, portanto, fique atento.

Tabela FIPE

Com nossas dicas, algumas dúvidas já foram esclarecidas, não é mesmo? Mas ainda não acabou! Quer comprar ou vender um veículo? Que tal consultar o valor de acordo com a tabela FIPE? É totalmente gratuito e você recebe o resultado na hora! Não perca tempo,! Clique aqui para fazer a avaliação do seu veículo e veja como funciona na prática.

Mas lembre-se: os valores indicados na tabela servem como referência para a compra e venda, e as informações são atualizadas mensalmente de forma que os dados estejam em dia com as ofertas do mercado.

Seguro do carro e a tabela FIPE

Comprou o carro e vai fazer o seguro? Ótimo! No entanto, as seguradoras de veículos levam em consideração diversos fatores até chegarem ao valor final da sua franquia, como, por exemplo, idade do consultor, modelo do veiculo, região e outros.

Em se tratando da tabela FIPE, sua importância na hora de fechar o seguro não é um dos principais quesitos avaliados, no entanto, se a indenização da sua franquia precisar ser paga, será considerado o valor oferecido de acordo com a tabela FIPE. Ou seja, em caso de perda total, a seguradora paga a indenização tendo como base a tabela FIPE no mês atual, podendo o valor indenizado ser maior ou menor que o esperado, dependendo da desvalorização do seu veiculo.

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique ligado nas novidades!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *