O que analisar antes de comprar o primeiro carro?

O que analisar antes de comprar o primeiro carro?

Comprar um carro, especialmente se você nunca fez isso antes, pode ser algo bem estressante. São muitas coisas que você precisa pensar. Assim, o ideal é planejar essa aquisição com bastante antecedência e tomar algumas providências antes de comprar o primeiro carro. Fazendo isso, você economizará tempo e dinheiro. No post de hoje, trazemos algumas dicas para ajudá-lo nessa missão. Continue acompanhando e confira!

Tenha bem definido o motivo de querer comprar o primeiro carro

Saber o porquê da necessidade em adquirir um veículo é fundamental para orientar sua compra. Isso vai ajudará na definição dos valores a serem gastos com combustível, manutenções, estacionamentos e tudo aquilo que precisará entrar em seu orçamento mensal junto a um possível valor de parcelas a serem pagas.

A utilização diária ou esporádica do carro — em viagens, por exemplo —, além do modelo escolhido, impacta diretamente na quantidade de dinheiro que você precisará ter para mantê-lo.

Junte dinheiro

Na maioria das negociações com concessionárias e agências, você provavelmente precisará de uma quantia considerável para o pagamento da entrada, mais algum extra para o seguro. Isso acontece atualmente mesmo na compra de carros usados.

A diferença é que muitas vezes a aquisição de um carro usado é mais viável do que a um carro novo. A maioria dos veículos perde cerca de 20% de seu valor no primeiro ano e 60% dentro de cinco anos. Se você considerar o fato de que grande parte dos carros com até cinco anos de fabricação não apresenta muitos problemas, um carro usado pode ser um grande negócio.

Faça o dever de casa

Certifique-se de aprender o máximo que puder sobre o carro de seu interesse antes de comprá-lo. Existem vários sites especializados que podem lhe oferecer informações imparciais sobre o valor do veículo, sua confiabilidade e até mesmo sobre a experiência de condução.

Pague um preço justo

Mesmo que você já saiba a marca e o modelo exato que você quer, não tenha pressa para comprá-lo imediatamente. Os preços dos automóveis podem variar drasticamente dependendo da concessionária ou agência. Alguns especialistas recomendam a análise de pelo menos 15 carros na faixa de preço desejada antes de fechar o negócio.

Não tenha vergonha de negociar

Quando você está na fase de discutir valores, não tenha vergonha de negociar. Muitos vendedores estão dispostos a baixar o valor de 10 a 15% do valor inicial. Caso esteja comprando um carro usado, não deixe de consultar a Tabela Fipe para ter uma noção de preço.

Não se esqueça dos test-drives

A aquisição do primeiro carro está muito relacionada ao conforto que você sente ao dirigi-lo. Não se acanhe de pedir ao vendedor para dar uma volta com o veículo. Com isso, você poderá comparar diferentes experiências e saber o que é melhor para você.

Comprar um veículo pode ser uma tarefa cansativa, mas que, tomadas as devidas precauções, proporcionará uma grande satisfação ao final da procura.

Ainda tem dúvidas sobre comprar o primeiro carro? Então participe da conversa usando os comentários abaixo!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *