Manutenção do carro: 8 dicas para você não ter problemas no futuro

Manutenção do carro: 8 dicas para você não ter problemas no futuro

Fazer revisões periódicas no automóvel, mantendo todos os sistemas e componentes funcionando perfeitamente, é fundamental para quem não quer ter dores de cabeça com o veículo.

Não há nada mais angustiante para um condutor do que ver seu carro parar na rua por falta de manutenção do carro, não é mesmo?

Para evitar, então, esse tipo de situação, vamos listar alguns componentes e sistemas do carro que precisam estar com a manutenção sempre em dia. Continue a leitura e acompanhe!

  1. Não descuide dos pneus

Os pneus são itens essenciais na manutenção do carro. Recomenda-se a calibragem pelo menos a cada 15 dias.

Quanto ao nível de desgaste, ele pode ser observado em um triângulo marcado na borracha ou pelas letras TWI impressas nas laterais de cada pneu — se o desgaste atingir esses pontos, já é hora de trocá-lo.

Outras medidas importantes são o rodízio de pneus, o balanceamento e o alinhamento, a cada 10 mil quilômetros — ações que aumentam a segurança do veículo e a vida útil desses componentes.

  1. Verifique o estado dos amortecedores e molas

Molas e amortecedores, que pertencem ao sistema de suspensão do veículo, necessitam de muita atenção quanto ao período em que devem ser trocados.

Os amortecedores duram, em média, cerca de 30 mil quilômetros, mas, dependendo das condições das vias por onde o carro trafega, esse prazo pode ser antecipado.

Já a troca das molas se faz necessária de acordo com os sinais de desgaste detectados em seus elos.

  1. Confira a água e os cabos da bateria

Apesar de alguns carros ainda necessitarem da verificação da água da bateria, outros mais modernos já não exigem tal medida. No entanto, é necessário averiguar os cabos, se estão bem conectados aos polos, se estão limpos etc.

Outro cuidado importante, no caso de o veículo ficar por muito tempo parado, é desligar o polo negativo da bateria, a fim de que ela não descarregue.

  1. Limpe e troque os filtros conforme recomendação

Os filtros do carro necessitam de manutenções periódicas. Os de ar devem passar por uma limpeza a cada sete mil quilômetros. A troca é recomendada quando já estiverem prejudicando a passagem de ar para dentro do motor do veículo.

Os filtros de combustível, por sua vez, são trocados a cada 10 mil quilômetros rodados. Os de óleo, a cada 15 mil quilômetros, se o veículo trafegar em estradas em excelentes condições, do contrário esse tempo pode ser reduzido.

  1. Fique atento ao estado das velas de ignição

O bom estado das velas de ignição do carro são essenciais para o seu desempenho e economia de combustível. Trocá-las no tempo indicado pelo fabricante é fundamental. Normalmente, a troca está indicada entre 20-30 mil quilômetros rodados.

  1. Não descuide dos freios

O ideal para a segurança nas frenagens é que um profissional verifique o estado desses itens regularmente.

O fluido do freio deve ser trocado a cada dois anos ou de acordo com a recomendação do fabricante. Pastilhas e lonas também precisam ser testadas e avaliadas com frequência.

Se a espessura recomendada estiver fora do padrão, uma troca deve ser feita, visto que esse desgaste pode colocar em risco a segurança do veículo.

  1. Fique atento à correia dentada

Para evitar que a correia dentada se rompa e cause danos severos ao motor do veículo, orienta-se que seja feita a troca nos períodos especificados pelo fabricante. Esses prazos podem variar de acordo com o modelo do carro, que em média fica entre 30-50 mil quilômetros.

  1. Verifique o sistema elétrico e as luzes do veículo

Um veículo com o sistema elétrico apresentando qualquer falha pode representar perigo e riscos para outros sistemas do automóvel. Por isso, é bom que ele seja checado, verificando o funcionamento das luzes do carro, como painel, faróis, piscas, luzes de freio e de ré. Qualquer falha pode representar defeito nesse sistema.

E você, o que achou deste post sobre dicas de manutenção do carro? Foram úteis para você? Compartilhe, então, este texto nas suas redes sociais e contribua para que os seus amigos também saibam como manter seus carros sempre funcionando perfeitamente!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *