Lavagem de motor: por que e como fazer?

Lavagem de motor: por que e como fazer?

Comumente, nos preocupados com a limpeza externa do veículo e, na área interna, limpamos onde os passageiros e o motorista vão. Porém, o veículo não é composto só dessas partes e tem no motor as peças fundamentais do automóvel.

Limpá-lo corretamente proporciona uma maior vida útil ao veículo, diminuindo a necessidade de reposição de peças e a danificação delas por falta de manutenção. Vale a pena frisar que a lavagem de motor é um procedimento que deve ser executado por alguém tenha o mínimo de conhecimento sobre as peças que o compõe, uma vez que algumas delas necessitam de cuidados especiais. Na dúvida, procure sempre o serviço de um profissional especializado.

Qual é o passo a passo para lavar o motor do automóvel? Confira!

Lavando o motor do veículo em 14 passos

  1. Leve o seu automóvel para um local onde os resíduos da lavagem sejam despejados corretamente em um sistema de tratamento de água, pois o líquido que sairá do motor contém partículas que precisam ser tratadas por um serviço especializado.
  2. Ligue o veículo por aproximadamente um ou dois minutos e deixe-o aquecer ligeiramente. Na sequência, desligue o veículo.
  3. O cabo do terminal negativo deve ser removido primeiro. Logo após, o cabo do terminal positivo.
  4. Os componentes eletrônicos que estiverem expostos devem ser cobertos por uma sacola plástica ou por papel filme.
  5. A entrada de ar e o carburador devem ser cobertos por plástico ou papel alumínio.
  6. Na superfície do motor, a sujeira deve ser removida com o auxílio de um pincel com cerdas mais duras.
  7. Misture água e detergente para lava-louças em um balde. A proporção deve ser de no máximo duas xícaras de detergente para cada litro de água.
  8. Molhe completamente as áreas sujas do motor com essa solução.
  9. Com uma mangueira de jardim, enxague o motor.
  10. O manual do seu veículo informa os materiais necessários para que você limpe corretamente o bloco do motor e as demais peças que são feitas de metal.
  11. Após limpar os componentes de metal, de ter enxaguado o motor e de ter limpado com o pincel, retire o plástico que tampou a entrada de ar e o carburador.
  12. Deixe o motor secar ao ar livre.
  13. Por fim, retire os materiais que foram utilizados para cobrir as partes eletrônicas.

Se você não se sente seguro para executar os passos descritos acima, não deixe de procurar um serviço especializado para fazer a lavagem correta do motor do seu carro.

A lavagem a seco do motor também é uma excelente opção

Nos locais especializados que lavam o motor de automóveis existe a opção de lavagem a seco. Nela, um jato de ar comprimido remove toda a sujeira superficial.

Na sequência, produtos químicos entram em ação para remover a sujeira das demais partes. Por falar em motor, ao lavá-lo de maneira incorreta, você pode danificá-lo. Para fazê-lo funcionar novamente, ele poderá ser retificado.

Você possui o conhecimento necessário para saber se vale ou não comprar um carro cujo motor passou por retificação? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *