Já pensou em comprar um carro usado e ser motorista Uber?

Já pensou em comprar um carro usado e ser motorista Uber?

Em tempos de crise, todo emprego, seja ele um extra ou a renda principal, é sempre bem-vindo. E um trabalho novo surgiu nos últimos tempos no Brasil e vem dando o que falar. É o Uber, que mudou a forma de pensar, no que diz respeito ao transporte de passageiros.

Achou interessante a ideia de ser motorista Uber? Não sabe como funciona nem se o seu carro usado pode fazer parte da frota? Confira então nosso artigo para esclarecer todas as suas dúvidas!

O que é o Uber?

O Uber é um aplicativo para smartphones criado nos Estados Unidos. O passageiro, com um toque no celular, solicita um Uber e, em pouco tempo, o carro chega à sua localização.

O aplicativo é mais barato do que o serviço tradicional de transporte e não te enrola ― o tempo aproximado de chegada é mostrado no celular ― e a forma de pagamento é a mais simples possível – na hora do cadastro, você digita o número de um cartão de crédito e toda a transação é feita no aplicativo. É muita tecnologia, não é mesmo?

Quais os requisitos para ser motorista Uber?

Para se tornar um motorista no Uber você precisa fazer um cadastro no site da empresa, ter mais de 21 anos, ter um veículo do ano de 2008 ou mais novo – veja mais especificações do carro no próximo tópico –, contratar um seguro que esteja de acordo com as condições da Uber, comprovar que não tem antecedentes criminais e estar com os impostos e documentação do veículo em dia.

Lembrando que, se você for aprovado, você não será funcionário da empresa, e sim, um contratado que trabalhará nas horas que preferir, todos os dias da semana.

Outro detalhe importante: após a aprovação e início do trabalho, os usuários te avaliam com estrelas em cada corrida. Se a sua média como motorista Uber for inferior a 4.3 estrelas, você pode ser banido por uma semana pelo serviço.

Quais os carros que podem ser utilizados?

O carro, para a categoria mais baixa, que é o UberX, precisa ser, pelo menos, ano 2008, quatro portas, ter capacidade para cinco pessoas e possuir ar-condicionado. Ou seja, seu carro usado, de 2008 a 2015, pode ser utilizado.

Já no UberBlack, categoria mais cara do serviço, além das exigências comuns ao UberX, o veículo precisa ser um sedã ou SUV, e o revestimento do banco do veículo deve ser de couro.

Qual a renda que pode ser tirada?

Os ganhos são os mais variados, dependendo de quanto tempo você vai trabalhar, o horário, qual cidade que você atua (cada localização cobra um valor diferente da taxa de rodagem e a gasolina também varia de acordo com cada localização do Brasil).

A empresa divulga que os ganhos podem ser superiores a R$4.000,00, mas como já dito, esse número vai depender muito mais de você.

Prós

  • Carga horária de trabalho livre;
  • Ganha o tanto que você conseguir;
  • Recebe por semana de forma digital, em conta, então tem mais segurança (em alguns locais o Uber já aceita dinheiro, mas não é uma prática muito comum).

Contras

  • O carro é seu e todos os gastos com manutenção, impostos, combustível, entre outros, saem do seu bolso;
  • Você não tem direito a férias, pois não tem carteira assinada;
  • Há um certo preconceito por parte dos taxistas, que dizem que o serviço não é tarifado como o deles e, por isso, é mais barato. Há até casos de violência contra motoristas do Uber;

Viu que seu carro usado pode ser utilizado para você ser motorista Uber e ganhar uma grana extra ou até mesmo se tornar sua fonte de renda? Mas lembre-se de colocar todos os gastos na ponta do lápis antes de comprar um carro para fazer parte do Uber, hein?

Conhece alguém que fez isso, ou você mesmo fez? Deu certo? Conte-nos deixando seu comentário!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *