Guarde estas dicas de como dirigir na chuva com segurança

Guarde estas dicas de como dirigir na chuva com segurança

Em tempos de chuva, o motorista deve redobrar a atenção para garantir mais segurança ao volante. Para os especialistas, dirigir na chuva exige certos cuidados específicos. A manutenção não fica fora disso. Limpadores de para-brisa, pneus, entre outros componentes do carro são essenciais para tornar a direção mais segura e garantir tranquilidade ao volante.

Você toma as devidas precauções na hora de enfrentar a má visibilidade, pistas molhadas e escorregadias, entre outros inconvenientes de dias chuvosos?

Confira, então, algumas dicas de como enfrentar esses momentos e trafegar em seu carro com mais segurança. Continue sua leitura!

  1. Cuide da manutenção dos pneus

Em dias molhados, a aderência dos pneus diminui e, por isso, eles merecem total atenção. Os cuidados podem começar pela verificação dos sulcos e a calibragem correta, indo até o balanceamento e o alinhamento.

Essas precauções vão garantir a manutenção da área de contato com o chão, que favorece o escoamento da água pela banda de rodagem, evitando problemas como derrapagens e aquaplanagem.

  1. Acenda os faróis

Manter os faróis baixos em dias chuvosos é essencial, visto que essa ação aumenta a visibilidade do veículo, tanto para os outros motoristas quanto para pedestres.

Nesse período ocorre, além da chuva, a neblina, dificultando ainda mais a visão. Vale lembrar que o motorista nunca deve ligar o pisca-alerta quando ocorrer chuva, neblina ou quando seu carro estiver em movimento.

  1. Reduza a velocidade

Ao dirigir na chuva, com a visualização comprometida, sempre é bom ir devagar. Além disso, a pista molhada — muitas vezes misturada à sujeira, óleo etc. — facilita as derrapagens que provocam acidentes.

Lembrando que, quando reduzimos a velocidade do carro, uma grande parte da banda de rodagem do pneu fica em contato com o asfalto, facilitando, dessa forma, a aderência.

  1. Mantenha distância do veículo à frente

Em condições adversas, como pisos escorregadios, uma distância maior é exigida no momento de frear o carro. Por isso, em dias de chuva recomenda-se manter mais espaço entre seu carro e o veículo que vai à frente.

De acordo com especialistas, o motorista necessita de um espaço três vezes maior para frenagem em pista molhada.

  1. Evite passar por áreas alagadas

Em situações desse tipo, o ideal é evitar sair com o carro. No entanto, se isso for necessário, avalie se a altura da água não está ultrapassando a metade dos pneus do veículo — nessa condição, você corre sérios riscos de molhar e danificar o motor do carro.

Na dúvida sobre a segurança, é prudente nem tentar dirigir, pois para evitar surpresas negativas durante o caminho — como o aumento exagerado do volume de água.

  1. Verifique as palhetas do limpador

O limpador do para-brisa é fundamental em dias chuvosos e deve estar em perfeito estado. As borrachas das palhetas, quando se encontram em boas condições, garantem a limpeza adequada do vidro, melhorando a visibilidade.

Do contrário, se estiverem ressecadas, vão apenas espalhar a água e, o pior: embaçar o vidro. Os especialistas recomendam que as palhetas sejam trocadas uma vez por ano ou quando houver necessidade.

  1. Analise o reservatório do limpador

É muito importante que você gaste uns minutos a mais antes de sair com o carro, para checar se o reservatório do limpador está abastecido. O ideal é adquirir produtos específicos que evitam que o para-brisa fique engordurado.

  1. Tenha cuidado com a aquaplanagem

Em situações de chuva, é comum o veículo perder o contato com o asfalto e deslizar — a isso damos o nome de aquaplanagem. Se você em algum momento se encontrar nessa situação, não freie o veículo ou faça movimentos bruscos, pois há o risco de perder o controle do carro . O correto é reduzir a velocidade, desacelerando o veículo. Aos poucos, os pneus vão retomando a aderência.

Você curtiu este post sobre como dirigir na chuva com segurança? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *