GPS para viagens: 5 modelos e utilizações que você não conhece

GPS para viagens: 5 modelos e utilizações que você não conhece

O fim de ano está chegando e é nesta época que as estradas se enchem de viajantes e aventureiros. E para não se perder, estão disponíveis, no mercado, diversos modelos de GPS para viagens, além de excelentes aplicativos de celular que realizam a mesma tarefa.

Para te ajudar, preparamos esse post com alguns modelos e utilizações que você, provavelmente, não conhece. Confira!

O que significa GPS e como ele funciona?

GPS significa, literalmente, Sistema de Posicionamento Global. Ele é capaz de identificar sua posição em qualquer lugar da terra e traçar rotas até o lugar desejado.

E como ele faz isso? Através de receptores. Explicamos melhor: orbitam na terra mais de 24 grandes satélites que enviam ondas para a Terra. O GPS recebe o sinal de, pelo menos, quatro destes satélites, calculando a distância entre eles e, consequentemente, encontrando sua posição no planeta.

Apesar de o princípio ser bastante simples, este cálculo é bastante complexo. Mas, graças ao avanço desta tecnologia, ela já não é tão cara, sendo não só acessível, como um ótimo investimento para muitas pessoas.

Quais os melhores modelos do mercado?

Dentre tantos modelos de GPS para viagens ( automotivos), fica difícil escolher. Alguns fatores, além do preço, podem ser levados em consideração, como o tamanho da tela, mapas disponíveis, pontos de interesse, tráfego ao vivo, chamada por Bluetooth, etc. Os modelos considerados melhores, atualmente, são:

Nuvi 55Tv

É uma ótima opção, no sentido custo-benefício, para quem não quer gastar mais que R$300. Possui todas as funcionalidades básicas de um bom GPS e tem como diferencial o fato de receber sinal de TV digital.

Nuvi 2580Tv

É, talvez, o modelo mais completo do mercado. Além de funcionalidades simples, ele analisa o tráfego, faz ligações via Bluetooth e avisa sobre os radares. O único problema é a bateria, que tem sua vida útil diminuída devido ao grande número de funções.

Tomtom GO 50B

É um GPS integrado com um aplicativo para smartphones. Possui excelentes funcionalidades e uma interface bem bonitinha e intuitiva. O único problema é que o usuário precisa pagar a mais para algumas funções, como informações sobre radares.

E os aplicativos para smartphones?

Os aplicativos para smartphones são uma boa pedida para quem não quer gastar muito e, mesmo assim, se localizar bem. Porém, neste caso, a desvantagem é que o aplicativo ocupará memória, gastará bateria, pacote de dados de internet, etc. Confira as melhores opções disponíveis:

Google Maps

Disponível para iOS e Android, o aplicativo permite traçar rotas para todos os lugares do planeta. Seu grande diferencial é o Google Street View, que permite, com poucos clique, você visualizar as ruas que deseja.

Waze

Também disponível para iOS e Android, o grande diferencial do Waze é a interação entre os usuários. Por exemplo, se o trânsito está parado em alguma via, algum usuário pode notificar e você conseguirá evitar um trajeto que passe por lá. O mesmo serve para qualquer tipo de notificação (radares, comandos policiais, acidentes, etc)

Sygic

O Sygic, tanto para iOS quanto para Android, é um ótimo GPS para viagens, tem como diferencial a funcionalidade “offline”, ou seja, não é necessário ter conexão com a internet, diferentemente dos aplicativos citados anteriormente.

Agora que você conheceu alguns modelos e funcionalidades de GPS, já está pronto para viajar. Qual seu GPS para viagens preferido? Conte pra gente nos comentários!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *