Furto de carro: 7 dicas básicas para proteger seu carro de ladrões

Furto de carro: 7 dicas básicas para proteger seu carro de ladrões

A cada dia aumenta o número de furtos e roubos de veículos no país. A falta de segurança só cresce, principalmente nos grandes centros, e cabe a nós cercar-nos de cuidados para evitar o pior. Mas, e você, será que sabe como proteger seu carro de furto? Ficar atento a tudo o que acontece ao nosso redor é importante, mas não basta, algumas atitudes são necessárias.

Sendo assim, para que você não passe por essa experiência traumática de não encontrar seu automóvel no local em que deixou, alguns cuidados são necessários. Resolvemos, então, relacionar algumas boas dicas para evitar ou, pelo menos, dificultar a ação de marginais. Acompanhe.

  1. Verifique se o carro realmente foi trancado

Se você tiver dúvidas sobre se trancou ou não o carro, volte para verificar. Estacionar o carro e não trancá-lo ou mesmo deixar um dos vidros abertos é um prato cheio para marginais. Muitos deles ficam na espreita e atentos, esperando que erros desse tipo ocorram para se darem bem sem muito esforço.

  1. Use e abuse dos dispositivos de segurança e os deixe visíveis

Quando o ladrão elege um carro para roubar, ele avalia a facilidade e a rapidez do roubo. Por isso, se você utilizar em seu automóvel dispositivos de segurança visíveis, que representam para o marginal demora e dificuldade para sair com o seu carro, provavelmente, ele optará por um outro mais acessível.

Sendo assim, não pense duas vezes, proteja seu veículo com trancas de direção, chaves interruptoras, entre outros acessórios. Eles podem até não impedir um furto, mas vão dar um certo trabalhinho para o marginal e, na melhor das hipóteses, fazer ele desistir de seu carro.

  1. Não deixe as chaves do carro com o vigia do estacionamento

Evite deixar a chave de seu carro com empregados de estacionamentos ou manobristas. Como você não os conhece, não sabe suas intenções. E se eles tirarem cópias de suas chaves? Você, certamente, nem ficará sabendo. Por isso, atenção, só entregue suas chaves para quem confia realmente, do contrário, vá para um local que não faça tal exigência.

  1. Mantenha distância do carro da frente ao parar em semáforo

O motorista terá mais espaço e uma visibilidade muito maior se mantiver uma distância razoável e segura entre seu carro e o veículo da frente.

Outra dica de segurança em relação às paradas em semáforo é não parar o carro totalmente, mas reduzir a velocidade aos poucos, mantendo a primeira marcha engatada. Isso dará chances ao motorista de evitar situações de risco.

  1. Não deixe objetos dentro do carro

Não deixe nada dentro de seu carro, mesmo que sejam objetos sem valor ou sacolas e bolsas vazias, tendo em vista que podem chamar a atenção de marginais. Suportes de GPS, de smartphones, carregadores e itens do gênero não devem ficar à vista dentro do veículo — servem como chamariz. Fique alerta também na hora das compras, guarde-as sempre direto no porta-malas.

  1. Use equipamentos modernos de segurança para proteger seu carro de furto

Alguns equipamentos modernos de segurança podem prevenir furtos e roubos de carros ou pelo menos recuperá-los mais rápido. Exemplo disso são os bloqueadores, localizadores e rastreadores. O bloqueador age na ignição ou na bomba de combustível e, por meio de alarme, aciona a empresa contratada.

O localizador conta com um serviço de GPS que informa onde está o veículo. O rastreador, por sua vez, informa ao motorista onde o carro está, sem a necessidade de acionar a empresa instaladora.

  1. Escolha bem o local para estacionar

Parar o carro em estacionamentos fechados e protegidos é o que buscamos na maioria das vezes. No entanto, existem momentos em que precisamos parar em determinado local e não dispomos de um desses por perto.

Para situações como essa, a dica é evitar locais pouco iluminados e ermos. Busque, para uma maior segurança, por lugares próximos a prédios que possuam vigias e câmeras de segurança — detalhes que inibem a ação de marginais.

E você, o que achou destas dicas para proteger seu carro de furto? Úteis? Compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a tomarem os devidos cuidados com seus veículos!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *