Financiar um seminovo: vale apena?

Financiar um seminovo: vale apena?

A compra de um novo veículo ou o primeiro está envolvida em muitos detalhes: conquistar mais autonomia, obter mais conforto e segurança, realizar viagens. São grandes conquistas relacionadas ao negócio. Então, surge a dúvida se financiar um carro seminovo é a melhor opção e quais outros detalhes são necessários para se levar em conta.

Aprenda, em detalhes, como é o financiamento e veja a melhor maneira de chegar ao seu sonho de ter um novo carro.

Melhor custo-benefício 

O carro usado tem um valor de mercado menor do que o 0 km, o que faz com que o preço a parcelar tenda a ser mais em conta.

Ao mesmo tempo, o veículo escolhido pode estar equipado com mais itens de segurança e de conforto por um preço mais baixo se você procurar um mesmo modelo, mas novo.

Se a escolha envolve um seminovo conservado, ou seja, um modelo com até três anos de uso, essa equação pode ser mais vantajosa ainda. É importante checar o histórico do carro nesse momento para se assegurar.

Sendo assim, o custo-benefício para financiar um carro seminovo pode valer muito. Lembre que, dependendo da motorização e do estilo do automóvel, os preços de mercado tendem a aumentar, elevando também o quanto se vai pagar pelo financiamento.

Entrada ao financiar um carro seminovo

A decisão de comprar um usado pode estar relacionada ao fato de o comprador ter menos dinheiro à disposição para o negócio.

Se esse é o caso, a escolha do financiamento vai também dar uma ajuda considerável. O sistema para a compra de seminovos permite que a entrada na compra seja até 20% mais barata do que se a transação envolvesse um modelo novo.

Essas facilidades tornam menos exigente e penoso o caminho para se chegar a um novo carro sem também exigir demais no quesito financeiro.

Valor a financiar

A equação que garante o melhor negócio para quem pretende financiar um carro seminovo é fazer as contas e verificar o quanto se pode gastar logo na entrada.

O prazo maior de parcelas vai acarretar pagamento de mais juros e, consequentemente, um valor mais alto do veículo na quitação. Por isso, se for possível dar um considerável dinheiro à vista, isso amenizará as parcelas e garantirá um preço mais baixo.

Custo dos documentos

Os carros usados já passaram pelo procedimento de dar entrada para solicitação do documento de registro. Isso garante bastante economia para o comprador.

Tirar da loja faz com que a compra de um veículo aumente, em média, até R$ 1,2 mil. Esse dinheiro vai ser apenas para regularizar os documentos que são precisos solicitar e que deixam o automóvel regular.

Um usado ou um seminovo já passou por parte da burocracia mais exigente. Só vai ser preciso pagar a transferência de  titularidade, o que custa perto de R$ 200.

Cobrança de juros maior

Financiar um carro seminovo tem também desvantagens que precisam ser observadas antes de fechar negócio. A taxa de juros para esse tipo de negócio é mais elevada do que para o 0 km.

Essa característica pode fazer com que o preço do veículo aumente consideravelmente no final da quitação. Enquanto uma taxa de juros para novos pode variar em 1,5% a 2% ao mês, para os usados esse mesmo reajuste pode ficar em 3% ou 4,5%. Isso faz bastante diferença na parcela e no valor final.

Colocar na balança e no papel quanto se tem para dar de entrada, como vai ficar o valor das parcelas e o preço final com o financiamento são detalhes fundamentais para decidir financiar um carro seminovo.

Quer descobrir mais sobre como fazer o melhor negócio? Dê uma olhada em 5 dicas infalíveis para concluir o seu objetivo.

 

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

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