Farol embaçado: e agora, o que fazer?

Farol embaçado: e agora, o que fazer?

Poucos problemas estéticos prejudicam tanto o visual do carro quanto um farol embaçado. A alteração sofrida pelo plástico que compõe a peça deixa o veículo com um aspecto de carro velho, mesmo quando se trata de um modelo novo.

Mais do que o prejuízo para a estética veicular, um farol com problemas pode resultar em menos visibilidade durante a noite e em gastos com a substituição da peça.

Existem duas causas mais comuns para o aparecimento do problema. A primeira é a incidência dos raios solares, e a segunda tem a ver com a infiltração de água no compartimento.

Em ambos os casos é necessário realizar alguns procedimentos para reparar os danos, e é exatamente isso que vamos apresentar neste post.

Separamos abaixo algumas dicas para quem precisa dar um jeito no farol embaçado mas não sabe muito bem por onde começar. Confira.

  1. Identificando a causa do farol embaçado

Como explicamos acima, existem dois fatores responsáveis pelos faróis embaçados. O primeiro deles é o sol.

Os raios solares desgastam o plástico que compõe o farol e fazem com que ele fique com o aspecto amarelado e as lentes percam a nitidez. Esse problema ocorre principalmente em veículos que ficam expostos frequentemente à luz solar.

O segundo motivo para um farol embaçado é a entrada de água no compartimento das lentes e lâmpadas. O líquido pode entrar de diversas maneiras no local, mas as causas mais comuns de infiltração são borrachas de vedação ressecadas ou partidas e trincas no farol.

  1. Começando o tratamento

Depois de detectar qual o motivo da alteração no farol, o proprietário do carro pode começar com uma boa limpeza. Somente um trato no farol irá revelar os pontos embaçados e amarelados da peça.

Quando o problema é ocasionado por água, a melhor opção é desmontar o farol, limpá-lo e avaliar se existem rachaduras por onde a água possa ter passado. Não se esqueça de checar as borrachas de vedação, afinal, se elas estiverem quebradiças ou ressecadas, provavelmente você terá de repetir a limpeza após a próxima chuva.

  1. Fazendo você mesmo ​

No caso do farol amarelado, é importante realizar uma limpeza, interna e externa, e aplicar uma substância que realize o polimento da peça. Aplique-a com um pano limpo e seco, realizando movimentos circulares suaves e coordenados. Será preciso repetir o procedimento mais uma ou duas vezes até que o resultado fique satisfatório.

Para checar se o polimento deu resultado, realize a limpeza em um dos faróis e acenda as luzes de frente para uma superfície branca e regular, como uma parede. Dessa forma será possível notar a diferença.

Algumas técnicas envolvem o uso de lixas, porém, opte por esse procedimento apenas se você sentir segurança para executá-lo sem danificar a peça ou a pintura do carro. Caso queira passar a lixa, o ideal é escolher uma lixa d’água (1100 ou 2000) e passá-la antes de aplicar o produto de polimento.

Já se a vilã do embaçamento do farol do seu carro for a água, basta abrir, secar a peça e usar um secador de cabelo para retirar toda a umidade (mas não se esqueça de verificar a vedação, conforme a dica número 2).

  1. Procurando assistência profissional

Apesar de ser possível realizar procedimentos em casa, é inegável que a assistência prestada por uma equipe profissional oferece mais qualidade.

As empresas têm know-how e ferramentas adequadas para deixar seu farol novinho em folha, por isso, caso esteja descontente com o visual de seus faróis, pondere se não vale a pena contratar um serviço profissional e garantir um resultado primoroso. Em muitos casos, você verá que comprar produtos e ferramentas sairá mais caro do que realizar uma boa manutenção, que dura por muito mais tempo.

Essas são algumas dicas de procedimentos a serem adotados caso o seu carro esteja com farol embaçado. Lembre-se: nem toda manutenção exige intervenção de profissionais, porém, é sempre bom consultar especialistas em casos mais graves para não comprometer as peças do seu carro.

Gostou das dicas? Então não deixe de consultar o nosso guia completo para cuidar dos faróis do seu carro!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *