Entenda a importância do polimento automotivo

Entenda a importância do polimento automotivo

Quem não quer manter seu carro sempre limpo, bonito e com aquela pintura de carro novo? Pois saiba que obter esse efeito não é difícil! Um realce na pintura para deixá-lo com mais brilho depende de alguns cuidados que qualquer um pode ter com seu veículo.

Um deles é o polimento automotivo, uma técnica antiga, mas muito utilizada para puxar um brilho surpreendente no carro. Mas não pense que polimento, cristalização e enceramento são a mesma coisa. Muito pelo contrário!

Portanto, continue acompanhando o post de hoje e entenda a importância do polimento automotivo, bem como as diferenças entre as demais técnicas. Vamos lá?

O que é o polimento automotivo?

A importância do polimento automotivo consiste em recuperar pinturas danificadas. Isso pode ocorrer devido a manchas de sol, riscos pouco profundos, manchas originadas por resina de árvores e dejetos corrosivos de pássaros. Ou, então, a situação envolve peças que receberam uma nova pintura e necessitam de mais brilho.

Ele consiste na utilização de massas abrasivas e politrizes com alta rotação por minuto. Na técnica, um pouco do brilho é perdido junto com o que se deseja retirar, como manchas e riscos. Em certos momentos, é preciso utilizar a lixa d’água fina para a remoção de substâncias no verniz.

O polimento automotivo requer conhecimento prévio e uma certa experiência com a politriz. Ou seja, não é recomendado que ele seja feita por amadores. Afinal, alguns segundos a mais com a peça podem levar à remoção de muita tinta e verniz, fazendo com que o fundo branco da lataria se torne aparente.

Especialistas recomendam, no máximo, três polimentos automotivos durante a vida útil do carro, uma vez que cada polimento leva à perda de verniz e tinta.

Mas, então, para que servem o enceramento e a cristalização?

Enceramento

É um método indicado para todos os carros, em especial para os novos e seminovos. Sua finalidade é mantê-los com a pintura sem manchas e riscos superficiais.

Muito mais simples de ser executado do que um polimento automotivo, o enceramento é feito com a utilização de ceras.

Cristalização

Conhecida também por espelhamento, a técnica consiste na aplicação de uma camada fina de resina. Isso garante maior proteção da pintura que a cera, evitando inclusive que agressões externas atinjam o verniz do carro.

De acordo com especialistas, a cristalização é mais indicada para veículos com alguns anos de uso, apesar de as concessionárias a aplicarem também em veículos zero. Dos três serviços, é o mais caro, visto que requer um polimento prévio.

Como é a técnica de polimento automotivo?

A seguir, fique de olho no passo a passo do polimento automotivo! Mas não se esqueça: essa técnica requer conhecimento e experiência com a politriz.

  1. Comece o trabalho sempre com o seguinte material: óculos, máscara, protetor auricular, luvas e avental.
  2. Remova toda a sujeira que encontrar com uma lixa 1.500, que é fixada em um taco rígido.
  3. Com uma lixadeira roto-orbital, use uma lixa de grão 2.000 a 4.000. Não esqueça da mangueira de fixação!
  4. Logo a seguir, vista uma boina macia na politriz e, com um pincel, passe uma pequena quantidade de massa número 2.
  5. Para ajustar a velocidade (RPM) da politriz, siga as instruções que vêm na embalagem da boina.
  6. A próxima fase de polimento é com uma boina supermacia, para a remoção de manchas de hologramas (trilhas de politriz) que possam ter restado.
  7. A última boina que deverá ser usada será para lustrar a peça. Com ela, use o líquido lustrador.
  8. Agora, utilize algodão e o autobrilho para remover as manchas deixadas pelos polimentos com as outras massas.
  9. Por fim, use um pano de microfibra supermacio para realçar o brilho da peça.
  10. Espere o tempo determinado pelo fabricante para passar a cera. Aguarde até que a cura do verniz esteja completa.

E então, deu para entender a importância do polimento automotivo? Agora, que tal deixar seus amigos e colegas também por dentro do assunto? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *