Rodas de liga leve: quais são as vantagens e desvantagens?

Rodas de liga leve: quais são as vantagens e desvantagens?

Se você é daqueles que adoram seu carro e querem sempre deixá-lo mais bonito, é bem provável que já tenha ouvido falar das rodas de liga leve. Esses acessórios estão entre os mais desejados para enfeitar os automóveis e, além da estética, contam com outras vantagens interessantes para quem as adquirir. Porém, pode ser que elas não atendam a tudo que você espera.

Quer conhecer melhor essa opção e descobrir se vale a pena tê-la em seu veículo? Confira o texto a seguir e descubra!

O que são as rodas de liga leve?

No mercado das rodas, você pode optar pelas de aço ou pelas de liga leve. O material utilizado nas de liga leve é uma combinação de alumínio e silício, que oferece mais leveza e resistência. Além disso, confere mais possibilidades estéticas do que as de aço.

Vantagens da roda de liga leve

A questão estética é bem relevante, pois as rodas de liga leve possuem mais opções que as de aço. Elas são fundidas, ou seja, o material é aquecido até se tornar líquido e então é despejado no molde, possibilitando criatividade nos formatos. Mesmo que mais espessas que as de aço, como seu material é muito mais leve, elas continuam pesando menos. Ou seja, acarretam um menor gasto de combustível, fator bem interessante em épocas de preços salgados para a gasolina e o álcool.

Outro fator importante é que o alumínio esquenta menos que o aço e, por isso, desgasta menos o sistema de frenagem. Também vale ressaltar que um carro equipado com rodas de liga terá maior valor de revenda, pois esse é um item muito apreciado e que salta aos olhos de quem observa o veículo.

Desvantagem da roda de liga leve

Embora sejam tão resistentes a impactos quanto às rodas feitas de aço, as de liga leve são mais frágeis quando falamos em danos superficiais. Enquanto nas de aço uma raspadinha danifica pouco, nas de liga, isso pode trazer um estrago significativo. Outra questão que pesa contra é o preço: as rodas de liga são mais caras que as de aço.

Por terem vantagens consideráveis, elas acabam tendo valores um pouco mais altos. Em uma comparação rápida de mercado, elas podem custar até 10 vezes mais. Apesar de ser possível minimizar esse problema buscando promoções ou queimas de estoque, para aproveitar esse benefício, é preciso investir.

Escolha o melhor para você

Como podemos ver, as rodas de liga leve apresentam vantagens e desvantagens importantes, cabendo a você decidir o que é mais interessante para seu carro. Se você é daqueles que amam estética e modelos trabalhados, talvez essa seja a opção ideal. Com bom gosto, você pode deixar seu veículo mais bonito, atraente e, de quebra, economizar combustível. Se não liga muito para isso ou não quer gastar agora, as de aço atenderão bem suas necessidades. Escolha o que é melhor para você!

Qual é o tipo de roda que você usa no seu carro? Já experimentou as rodas de liga leve? Deixe o seu relato abaixo e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos!

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

Posts Relacionados

Nenhum post foi encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *