Ar-condicionado: 5 problemas que prejudicam seu funcionamento

Ar-condicionado: 5 problemas que prejudicam seu funcionamento

Nos automóveis modernos, o ar-condicionado se tornou um item praticamente indispensável, principalmente pelo conforto que oferece. No entanto, o que a maioria dos motoristas não sabe, é que existem determinados problemas que podem ser detectados antecipadamente. Por isso, conheça agora os 5 problemas mais comuns que afetam o funcionamento do ar-condicionado no seu veículo e saiba como evitá-los.

  1. Sujeira no condensador

O condensador é o principal responsável pelo arrefecimento dos vapores do fluido refrigerante que saem do compressor. Quando está muito sujo, com poeira, folhas ou outras impurezas, o fluxo de ar não circula livremente. Isso impede, por exemplo, o resfriamento do interior de um veículo.

  1. Surgimento de maus cheiros

Em algumas situações, ao ligar o ar-condicionado, pode ser sentido um mau cheiro saindo das aletas. Esse odor geralmente se assemelha a algo podre e tem origem no desenvolvimento de bactérias, fungos e micro-organismos dentro do próprio ar-condicionado. Estes se desenvolvem rapidamente por trás do painel e, se não forem removidos, geram um incômodo para todos.

  1. Baixo nível de refrigeração do ar-condicionado

Quando o ar-condicionado deixa de ser usado por um longo espaço de tempo, o fluido refrigerante tende a diminuir, o que conduz à perda da sua eficácia e, consequentemente, da refrigeração do ar. Este fluido não tem prazo de validade, porém é aconselhável verificar os seus níveis uma vez por ano.

  1. Aparecimento de umidade

O ar-condicionado age sobre as temperaturas do interior do veículo, pois ele é o principal responsável pelo arrefecimento, secagem e limpeza do ar que se encontra dentro do automóvel. Um dos primeiros sinais que indicam que ele não está funcionando corretamente é o aparecimento de umidade. A umidade impede a refrigeração eficaz, e isso faz com que o ar-condicionado tenha que ficar ligado mais tempo. E isso leva ao enfraquecimento da bateria do carro e a um maior consumo de combustível.

  1. Problemas mecânicos

Os problemas mecânicos em um veículo também podem impedir o bom funcionamento de seu ar-condicionado. O problema do compressor ou do condensador, um defeito na embreagem magnética do compressor ou o não funcionamento das válvulas, são problemas mecânicos dentre outros muitos que podem gerar um funcionamento ruim.

Gostou do conteúdo? Então repasse as informações para seus amigos e mantenha-os bem informados também!

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *