Quanto mais experiente você for, maiores são as chances de conduzir sua moto de forma segura. A experiência nos ensina a tomar certos cuidados, porém é sempre bom relembrarmos as atitudes que nos protegem no dia a dia, em ruas, avenidas e estradas.
Confira agora 10 cuidados e itens de segurança que todo motociclista precisa ter:
-
Equipamentos de segurança
Independentemente do trajeto ou da distância, você e o passageiro sempre devem sair com o capacete — este deve estar de acordo com a regulamentação vigente, ou seja, possuindo os adesivos refletivos que facilitam a sua identificação pelos demais motoristas.
-
Esteja sempre visível
Continuando a dica anterior, é interessante que sua roupa também tenha detalhes refletivos. Para facilitar visibilidade em relação à sua presença nas ruas, ande sempre com o farol ligado para manter sua moto ao alcance do campo de visão dos outros motoristas. Evite também manobras que podem não ser percebidas pelos demais condutores.
-
Cuidado com os cruzamentos
É chato parar a todo momento? Com certeza. Porém é fundamental respeitar a sinalização das vias. Quando estiver parado em um semáforo, evite arrancar assim que ele abra, pois da mesma forma que você atravessa no amarelo — quase vermelho —, outros podem fazer o mesmo e acabar colidindo com sua moto.
-
Não faça ultrapassagens nas curvas
As ultrapassagens nas curvas acabam limitando a sua visibilidade em relação aos demais motoristas, principalmente os que vêm pela pista oposta. Aguarde por um trecho que seja mais reto e realize a ultrapassagem em total segurança.
-
Não trafegue paralelamente a outros motoristas
Ao trafegar sempre ao lado de outro veículo, você acaba limitando o espaço suficiente para manobrar em caso de uma situação de emergência, como a presença de um obstáculo. Além de comprometer a sua segurança, você acaba afetando a dos demais motoristas.
-
Cuidado com os pontos cegos
Evite circular muito próximo a carros e caminhões, pois você pode acabar ficando no ponto cego desses veículos. Eles podem mudar seus trajetos, e, por não estarem vendo você, isso pode acabar provocando um acidente.
-
Evite as fechadas
O trânsito anda cada vez mais congestionado, pois há muitos veículos em circulação. Na ânsia de chegar mais cedo, quem está na motocicleta acaba arriscando a própria vida por meio de manobras ousadas, como as fechadas. Evite-as e proteja sua vida!
-
Redobre a atenção com o retrovisor
O retrovisor é o seu anjo da guarda, acredite! Esteja sempre observando tudo o que acontece à sua volta por meio do retrovisor, pois fazer qualquer manobra sem observá-lo antes pode acabar causando uma colisão por pura e simples falta de atenção.
-
Muita atenção com o piso molhado
Quando o piso estiver molhado, redobre sua atenção. Dirija com cuidado e seja suave nos comandos. A baixa aderência do solo faz com que os movimentos bruscos dos freios e acelerador levem a moto diretamente ao chão. O piso molhado tem uma fina lâmina d’água que o pneu da moto não consegue romper, causando instabilidade.
-
Aprenda a frear corretamente sua moto
Não basta acionar o freio, tem que fazer essa ação corretamente. O freio dianteiro deve ser acionado com mais ênfase, cerca de 70% em relação ao traseiro. O papel da roda traseira é equilibrar a frenagem.
Com esses cuidados e itens de segurança, todo motociclista pode garantir que os seus trajetos sejam percorridos com mais tranquilidade. Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e faça com que mais motociclistas possam trafegar em segurança!