Devo investir meu FGTS em consórcio ou financiamento de carro?

Devo investir meu FGTS em consórcio ou financiamento de carro?

Muitas pessoas buscam o sonho da compra de um carro. E, com a chance do saque do FGTS inativo, perguntam-se qual é a melhor forma de aplicá-lo para conseguir o seu veículo: consórcio ou financiamento?

No post de hoje, vamos entender um pouco mais sobre as oportunidades para utilizar o FGTS na compra do carro e ver o que é melhor para sua situação. Acompanhe!

Qual a melhor maneira de investir o FGTS?

O FGTS inativo é uma oportunidade para o cidadão aplicar da melhor maneira possível, por exemplo, comprando o tão sonhado automóvel.

Mas, antes de qualquer decisão, verifique alguns pontos acerca do seu FGTS:

  • descubra se tem direito ao benefício, antes de criar dívidas;
  • consulte o saldo para saque e planeje o investimento para comprar o seu carro, seja ele novo ou um usado;
  • confira a data de disponibilização, para não se comprometer antes da liberação do FGTS inativo;
  • liquide suas pendências financeiras e se livre de dívidas pendentes.

Em que aplicar o FGTS: consórcio ou financiamento de veículos?

Primeiramente, antes de realizar qualquer investimento — seja em um consórcio ou financiamento —, devem ser considerados todos os gastos, como taxas e seguros. Verifique se o seu orçamento mensal comporta esses itens.

A hora da aquisição de um carro deve ser bem pensada. Por isso, devemos analisar as propostas detalhadamente, tanto do consórcio quanto do financiamento. Avalie as vantagens de cada um para o seu caso em específico.

O consórcio para a compra de um carro

O consórcio é uma forma de poupar. São grupos de pessoas que se reúnem com o propósito de adquirir um veículo, tendo uma administradora como responsável.

Esse é um recurso excelente para quem não tem alto poder aquisitivo e está disposto a esperar. Trata-se, também, de uma opção livre das altas tarifas bancárias e de juros exorbitantes.

As premissas do consórcio, em geral, são:

  • taxa menor (cerca de 20% do valor do veículo);
  • possibilidade de pertencer a grupos em formação ou já formados;
  • aplicação do dinheiro e planejamento de médio e longo prazo;
  • recebimento do carro por sorteio ou lance;
  • o carro fica em alienação fiduciária à administradora, até o completo pagamento do consórcio.

O financiamento de veículos

O financiamento é uma opção para quem necessita de um carro com urgência, mas o comprador deve ser disciplinado com sua condição financeira. Afinal, é preciso que seja desembolsado um valor maior para aquisição.

Esse processo deve ser feito junto a uma instituição financeira. Sobre ele, incidem taxas de juros que elevam o valor do veículo — que pode ser adquirido mais rapidamente.

As principais características do financiamento são:

  • retirada do seu automóvel na loja assim que o financiamento é aprovado;
  • parcelamento sob condições aprovadas pelo banco, em até 72 meses;
  • maior burocracia para aprovação do crédito;
  • taxas de juros maiores, fazendo o custo ficar mais alto;
  • permanência do veículo em alienação fiduciária até a quitação da dívida.

A hora da escolha

Por fim, o melhor é o consórcio ou financiamento? A resposta depende de uma análise de suas condições financeiras e do quanto você pode investir mensalmente. Além disso, é preciso avaliar o tempo de espera para receber o automóvel.

Observe que, com o consórcio, existe a chance de pagar bem menos pelo seu carro, e o FGTS inativo pode auxiliar você nessa conquista.

Vale a pena investir o FGTS em parcelas de consórcio?

O saldo do FGTS pode ser aproveitado para liquidar ou amortizar dívidas, pagar prestações e outras oportunidades que podem melhorar sua situação financeira. Mas será que vale a pena usá-lo em um consórcio? Sim! Estamos falando de um investimento vantajoso, por não haver incidência de juros sobre o valor.

Mas o consórcio deve ser feito com sabedoria e planejamento, o que inclui utilizar o seu saldo inativo com propriedade. Uma sugestão importante é que você utilize o FGTS para a hora da compra, verificando a melhor forma de esse valor não ser reduzido pela incidência de taxas.

Agora, você entende melhor sobre como aplicar no seu FGTS. Escolha entre consórcio ou financiamento e aproveite para ajudar outras pessoas sobre esse tema. Compartilhe este post em suas redes sociais!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *