Conheça os carros que têm as peças mais caras do mercado

Conheça os carros que têm as peças mais caras do mercado

Quando escolhemos comprar um carro, geralmente, avaliamos o seu preço médio no mercado, alguma ocasional promoção na concessionária, o abatimento combinado com o vendedor particular, os acessórios embutidos, o estado da lataria e da pintura, o design e o motor. Pensamos em tudo isso, mas é muito difícil que levemos em consideração algo muito importante: os valores das peças do modelo, quando vendidas separadamente — o que influencia diretamente no custo de reparo do veículo.

Pequenos acidentes, como retrovisores arrancados, avarias nos para-choques ou arranhões em alguma porta ou em outra parte lateral do carro são resultados comuns do “acelera e para” constante do trânsito em uma cidade. Além disso, a troca de peças também deve ser feita devido ao desgaste natural dos componentes e dos sistemas do veículo.

De vez em quando,você passa pela situação de repor alguns itens do seu automóvel, sem que tenha acontecido acidentes mais graves ou transtornos que o faça contatar, desnecessariamente, o seguro do seu veículo? Leia o nosso artigo e conheça os carros que têm as peças mais caras do mercado!

O custo da reparação nos carros usados

Portanto, esta atenção deve ter um grande peso entre aqueles que pretendem adquirir um carro usado. Quem compra um veículo novo tem a garantia de fábrica e, em geral, só passa pela “dor de cabeça” da substituição de peças em casos de acidentes.

Mas os motoristas que desejam adquirir um carro usado estão mais expostos ao desgaste natural das peças, principalmente se o veículo tiver mais de 50 mil quilômetros rodados. Não são apenas os pneus que podem estar com sua vida útil no fim ou a carroceria que pode estar mal conservada. Outras peças importantes também apresentam desgastes, como os para-lamas, os para-choques, os faróis, certos elementos do painel ou componentes dos sistemas de direção e de câmbio.

Os carros que têm as peças mais caras

Com base em toda essa preocupação, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) realiza, já há alguns anos, uma série de comparativos técnicos entre veículos de uma mesma categoria, quanto à facilidade, tempo de substituição e o custo de seu reparo. O resultado é uma tabela de índices chamada Car Group, anualmente publicada em sua revista bimestral, editada desde 1998.

De acordo com dados fornecidos pelo centro de estudos para 2013, entre os 12 Hatches compactos avaliados, o Nissan March, o Fiat Uno, o Fiat Palio Fire e o Fiat Novo Palio ocupam as 4 últimas posições. O que significa dizer que os modelos detêm maiores custos de reparação neste segmento. O novo Citroën C3 se manteve no topo da classe, posição que já conquistara em 2012 com a geração anterior do modelo.

Entre os Hatches de porte médio, o Citroën C4 e o Nissan Tiida ficaram com os desempenhos mais baixos, estando o Peugeot 308 no topo da lista. No entanto, os carros franceses foram mal na categoria sedãs compactos, deixando o Renault Symbol e o Peugeot 207 nos últimos lugares.

Enquanto o Etios Sedan obteve os valores de reparo mais baratos da categoria. Na tabela de carros médios, o hatch com valores de reparo mais baratos é o Peugeot 308, com nota 22, seguido por Nissan Tiida (31) e Fiat Bravo (32).

Entre os sedãs médios, os piores foram o Nissan Sentra e o Renault Fluence, ficando o Peugeot 408 no topo da lista, apresentando a melhor reparabilidade. Entre as minivans, a JAC J6 ficou no final da lista na categoria porte médio e a Nissan Livina apresentou o pior índice entre os modelos compactos. A linha Picasso, da Citröen, conquistou a primeira colocação no quadro geral da categoria.

Chevrolet Malibu

Com um preço médio extremamente atrativo, muita tecnologia, estilo e ainda na versão automática, o Chevrolet Malibu LTZ 2.4 16V atraiu muita demanda em sua chegada no mercado. No entanto, o número de compradores que se arrependeram devido ao alto custo de manutenção e certa suscetibilidade a problemas na suspensão também foi grande!

A sensação dos usuários é que o veículo não foi feito para as estradas brasileiras. Além disso, as peças de reposição têm oferta baixa, o que por sua vez, empurram os preços para cima.

Ford Ranger G2

No que diz respeito à imagem de carro forte e imponente, o Ford Ranger G2 cumpre o prometido e não deixa seus compradores na mão. No entanto, o veículo tem alguns pontos fracos que fazem o custo de manutenção ir para as alturas como, por exemplo, o consumo elevado de combustível. Outras reclamações recorrentes foram as dos preços das peças quando ocorre alguma necessidade de substituição e do suporte da fábrica, que além de não agradar muito, ainda cobra caro pelo serviço.

Honda CRV

O SUV da Honda recebe, praticamente, apenas elogios de seus compradores, com poucas críticas relativas à sua falta de potência e o consumo relativamente elevado. O carro é resistente e raramente desenvolve problemas. Porém, quando os apresenta, as reclamações sobre os custos elevados e as dificuldades em encontrar peças de reposição são recorrentes.

Ford Fusion

Assim como o Malibu, a impressão que o Ford Fusion deixa é que não foi feito para rodar em ruas brasileiras. Por possuir uma suspensão muito baixa, o veículo apresenta muitos problemas nesse quesito. Outras reclamações são do elevado consumo de combustível e, mais uma vez, dos preços abusivos praticados pela Ford nos reparos do veículo.

Chevrolet S10

Quase unanimidade na nossa lista, a Chevrolet S10 também recebe muitas reclamações no que diz respeito ao consumo de combustível, custos de manutenção e disponibilidade nas peças de reposição. A estabilidade do modelo também não agrada e recebe várias reclamações.

JAC T8

Quando o assunto é conforto e espaço não existe discussão, o modelo não deixa nem um pouco a desejar nesses dois quesitos. No entanto, como a presença da JAC no Brasil ainda é pequena, o custo de manutenção do carro é alto, girando em torno de R$820 a cada 10.000km rodados. Além disso, encontrar peças de reposição não é uma tarefa fácil.

Citroen XSARA Picasso

Por ser um carro popular com preço de importado, o modelo chamou muita atenção quando chegou ao mercado brasileiro. No entanto, o carro não escapa de problemas recorrentes da lista: alto custo de manutenção, problemas com a suspensão e dificuldade para encontrar peças.

Usados: com os devidos cuidados uma excelente opção

A desvalorização de um carro 0km tem uma taxa muito alta nos primeiros anos de uso, mas essa taxa de variação negativa do preço diminui com o tempo. Em termos econômicos, isso representa uma excelente oportunidade de levar a qualidade quase equivalente de um carro novo — se o veículo estiver em bom estado de conservação. Mas pagando preços muito inferiores, dignos de usados.

Outro ponto positivo é que, devido ao fato de já estarem inseridos no mercado há mais tempo, a manutenção de carros usados é mais acessível e encontrar peças para esses veículos se torna mais fácil. Entretanto, para garantia de bom negócio é necessário saber o histórico do automóvel. Faça uma pesquisasobre o veículo desejado e informe-se sobre multas ou impostos pendentes, acidentes anteriores e até mesmo número de proprietários.

Por que algumas peças são tão caras

Representantes das marcas e analistas de mercado dizem que muitas peças são caras por causa de sua importação. Os componentes que não são produzidos no Brasil, além de seu custo padrão, recebem várias taxações e a incidência de impostos para transpor a alfândega.

Além disso, a concorrência de mercado também pode apresentar uma diferença assustadora de preços, que pode chegar a até 500 ou 600% de diferença entre os preços cobrados. Assim, quando for necessário repor um componente automotivo, não é recomendável que o consumidor adquira a peça logo na primeira loja em que entrar!

Pesquise entre as concessionárias e demais pontos de venda em sua vizinhança e nos municípios próximos e, se possível, até fazer uma comparação, mesmo que rápida, nas lojas virtuais. Como algumas peças são importadas, certos preços variam muito de tempos em tempos, dependendo das cotações do dólar e das alíquotas referentes aos tributos cobrados na ocasião (que acompanham a política de proteção industrial que o governo pretende no período).

Viu como a manutenção e o custo de reposição das peças deve ser um fator muito importante para se avaliar quando comprar um carro? Fique de olho nesses valores e conte com a Carcheck para não comprar “gato por lebre”!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

2 comentários

  • ola, estou em duvida na aquisiçao de um 7 lugares, entre kia Carens 2009 e o citroen c4 grand picasso 2008, qual tem a manutenção e peças mais caras ??? obrigado

    Responder
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