Conheça o novo visual da Carteira Nacional de Habilitação

Conheça o novo visual da Carteira Nacional de Habilitação

A Carteira Nacional de Habilitação mudou de novo! Todos os documentos emitidos a partir da primeira semana de janeiro de 2017 vão seguir um padrão atualizado com uma aparência bem diferente em relação à anterior. Foram incorporadas novas grafias e feitas algumas mudanças nas cores para garantir uma segurança ainda maior do documento, dificultando a sua falsificação.

Para você ficar por dentro das novidades, vamos explicar as principais mudanças da CNH neste post. Confira!

Novas cores

A primeira diferença que logo se nota são as cores da CNH. O azul-esverdeado dos modelos emitidos até o final do ano passado foi substituído por tons de preto e o fundo da carteira ficou mais amarelado. A impressão ainda é feita em alto-relevo em papel especial, para garantir a autenticidade do seu documento.

Mais números e símbolos

A carteira atualizada vai ter um número de identificação nacional e um número de identificação estadual, sendo que este último é o mesmo do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Além disso, são distribuídas grafias ao longo do documento que dificultam a falsificação, como uma holografia impressa repetidas vezes e fios e microletras nos contornos da carteira. Há, ainda, mais elementos em relevo e feitos com o uso de microimpressão, métodos que são complexos e não podem ser repetidos facilmente por falsificadores caseiros, por exemplo.

Tinta “invisível”

Uma das principais novidades do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação é uma tinta especial que só pode ser observada com o uso de uma fonte de luz negra. Estarão impressos alguns números e um brasão da República que só vão aparecer quando a carteira for iluminada por esse tipo de luz, atestando a autenticidade do documento.

Introdução do QR-Code

Outra novidade bem moderna para a versão atualizada da CNH é o uso de QR-Code, aquele quadrado com um código que pode ser facilmente reconhecido por câmeras de smartphone. As unidades do Denatran pelo país estarão preparadas com equipamento para ler este código e acessar os dados da carteira de maneira imediata, sem precisar digitar todos os números.

Ao escanear o QR-Code, o técnico do Denatran terá acesso às suas informações registradas no Renach. O código vai medir 5cm, impresso na parte de trás do documento, embaixo.

Preciso trocar minha CNH agora?

Não precisa ter pressa para trocar sua carteira e pegar a nova versão. A determinação é que os documentos emitidos a partir do dia 2 de janeiro de 2017 já virão no novo formato, mas o anterior, de 2015, continua valendo.

Você pode, então, esperar o vencimento normal da sua carteira. Quando for feita a renovação, lhe será entregue a versão atualizada do documento com as mudanças na aparência e a nova validade.

Esperamos que as informações do post lhe ajudem a identificar a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação, que deve se tornar ainda mais difícil de falsificar a partir deste ano, aumentando a segurança de todos no trânsito.

Não deixe de participar da discussão e deixar sua opinião no post, nos comentários abaixo!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *