Comprar um carro: novo, seminovo ou usado? Qual vale mais a pena?

Comprar um carro: novo, seminovo ou usado? Qual vale mais a pena?

A hora de comprar um carro, seja para troca ou primeira compra, é um momento muito importante e exige bastante atenção. É preciso fazer muitas pesquisas e visitar concessionárias até chegar à decisão final.

Nesse meio tempo, podem surgir diversas dúvidas e uma delas é o tipo de carro em que vale a pena investir. Afinal, existem no mercado infinitas opções de carros novos, seminovos e usados. Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Carro novo

Vantagens

A principal vantagem de comprar um carro novo é o fato de ele ter acabado de sair da montadora, não havendo nenhum dono anterior. Isso quer dizer que todas as peças estão novinhas e sem nenhum desgaste, o que vai reduzir bastante os futuros gastos com manutenção. Além disso, o carro pode sair da concessionária com até 5 anos de garantia!

E há quem não abra mão da sensação de comprar um carro novo, não é mesmo? Pegar o carro com aquele cheirinho característico, retirar todos os plásticos de proteção, são ótimas sensações.

Desvantagens

A maior desvantagem de um carro novo, como já era de se esperar, é o preço. Os carros com quilometragem zero costumam ser bem mais caros quando comparados aos seminovos e usados e, muitas vezes, com o dinheiro que você pode pagar não é possível equipar o carro com os acessórios opcionais, como vidros e travas elétricas, ar-condicionado, sensor e/ou câmera de ré, aparelho de som, etc.

Carro seminovo ou usado

Apesar de aqui estarem agrupados na mesma categoria, eles possuem uma diferença sutil porém importante, sobre a qual nós já falamos aqui. Mas, para fim de compra, as vantagens e desvantagens são bem parecidas.

Vantagens

Enquanto a maior desvantagem de um carro novo é o preço, a maior vantagem aqui é justamente a mesma coisa! Pode-se dizer que a vantagem de comprar um carro seminovo ou usado é a relação entre custo e benefício.

É possível achar ótimas opções de carros considerados “top de linha” pelos brasileiros com preços excelentes e com até três anos de uso. Isso acontece porque a maior desvalorização do veículo ocorre nesse período.

E o melhor: eles podem vir com muito mais adicionais que um carro novo, com todos os acessórios a que se tem direito. Ficou na dúvida quanto a isso? Consulte a tabela FIPE e entenda como o preço de um carro usado pode variar e compare com os preços do mesmo modelo novo.

Se você usa pouco o carro, um seminovo ou usado é uma excelente opção porque os gastos com manutenção não serão tão frequentes.
E se você acabou de tirar a carta: um usado pode ser a escolha perfeita! Isso porque quando não sabemos dirigir direito, por estarmos começando, tendemos a desgastar mais as peças na direção e é melhor que isso não ocorra com um carro novo.

E se você ainda não se convenceu de que pode ser uma boa opção, confira algumas razões a mais para comprar um carro usado.

Desvantagens

Os gastos com manutenção de um carro usado podem ser maiores, visto que as peças já estão mais desgastadas. Isso pode se agravar ainda mais se você não souber a procedência do carro. Ele foi batido alguma vez? Os motoristas anteriores foram cuidadosos?

Mas não precisa se desesperar e descartar logo a opção de um carro usado. Duas medidas para evitar esse problema são: adquirir o carro em um local de confiança e levá-lo  em um mecânico de sua confiança para uma avaliação. Além disso, você pode acompanhar as dicas desta checklist da compra de carro usado.

Se você gostou das dicas e comparações, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais para todos seus amigos também ficarem por dentro!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *