Como funcionam os freios ABS

Como funcionam os freios ABS

Você assiste, lê ou ouve anúncios de veículos e sempre percebe o nome freios ABS em meio às especificações dos componentes do carro. Trata-se de um componente que torna as suas viagens mais seguras e pode, inclusive, salvar a sua vida em caso de algum animal na pista, ou derrapagens provocadas por óleo, por poeira ou por aquaplanagens.

Sabe como funcionam os freios ABS? Leia na íntegra o artigo de hoje e saiba tudo sobre o funcionamento deste importante item!

Para que as rodas não travem

Sabe aquela situação em que você freia bruscamente e as rodas travam? Normalmente, isso acarreta em derrapagens e em dificuldades de parar o veículo por completo.

O ideal é que a frenagem seja realizada gradativamente, apertando o pedal aos poucos para que o atrito das pastilhas com o disco reduza a energia cinética do veículo até que o carro pare por completo. É exatamente isso que os freios ABS fazem o que explicaremos melhor a seguir.

Como o ABS trabalha

O sistema de freios ABS realiza uma espécie de verificação da velocidade de rotação dos pneus em um período de cerca de 20 vezes a cada segundo. Quando estes sensores notam que a velocidade de rotação cai em relação ao quanto o veículo está correndo naquele instante, é sinal de que os freios foram acionados. Então, os freios ABS começam um trabalho rápido de apertar e desapertar os freios, pelo bombeamento do fluido do sistema, evitando que as rodas travem em uma freada brusca e o veículo derrape.

EBD

O EBD (Eletronic Break Distribution) é uma espécie de sistema informatizado que auxilia o ABS em seu funcionamento de forma eficaz. O EBD é o responsável por verificar a velocidade de cada roda de maneira individual, de forma que os freios sejam acionados de maneira uniforme. Isso evita que o veículo “saia de traseira”, derrape em pista molhada ou empoeirada, devido ao acionamento uniforme do mecanismo de parada do carro.

O ABS e os freios convencionais

O sistema ABS, em conjunto com o EBD, faz com que as frenagens do seu veículo sejam mais seguras em dias de chuva, por exemplo. Outra vantagem é que a distância de parada é bem menor em um veículo que possui os freios ABS em relação aos carros que não os possuem. A média de diferença varia de veículo para veículo. Mas em todos os testes realizados, os freios ABS obtiveram um resultado até 40% melhor do que os freios convencionais.

Leis brasileiras

Desde o ano de 2014, todos os modelos de carros que são vendidos no brasil, desde os mais simples até os mais sofisticados, têm a obrigação definida por lei de já sair de fábrica equipados com os freios ABS. Esta é uma medida tomada pelo governo com o intuito de reduzir o número de acidentes por perda do controle do veículo após as frenagens bruscas, geralmente frutos de incidentes ocorridos durante os trajetos.

Ainda tem dúvidas sobre como funcionam, os já conhecidos por nós brasileiros, freios ABS? Aproveite os comentários abaixo e participe dessa conversa!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *