Como dirigir na estrada pela primeira vez?

Como dirigir na estrada pela primeira vez?

Muitos têm dúvidas se estão aptos ou não a encarar uma viagem. De fato, pegar uma estrada envolve muito mais cuidados do que transitar pelas cidades — são situações completamente diferentes, principalmente se você é marinheiro de primeira viagem. Então fica a pergunta: você sabe como dirigir na estrada de forma segura?

Se você acha que já treinou o suficiente na cidade e já está na hora de encarar a estrada pela primeira vez, damos a maior força! Só fique bem atento, pois dirigir em estradas requer muitos cuidados e atenção redobrada para que a viagem transcorra de forma tranquila e segura.

Sendo assim, vamos lhe dar algumas boas dicas para que sua primeira viagem ao volante seja uma experiência incrível! Acompanhe:

Atente-se no limite de velocidade

Preste sempre muita atenção ao limite de velocidade permitido na via em que trafegar — lembre-se que ela varia muito de um local para outro. No entanto, mesmo em locais em que a velocidade permitida é mais alta, não abuse, lembrando que você ainda está adquirindo experiência.

Evite pegar estrada se estiver com sono

Uma das situações que mais provocam acidentes é pegar o volante com sono ou cansaço. Guiar em estradas requer atenção total e essas condições reduzem muito seu estado de alerta. Além disso, a estrada por si só já provoca sono nos motoristas, então dirigir com sono só piora a situação. Por isso, evite tal situação e viaje apenas em condições satisfatórias de repouso.

Tenha total cautela nas ultrapassagens

A dica é não se arriscar, pois ultrapassar nas estradas é muito mais perigoso que na cidade. Acostume-se primeiro com a estrada, visto que ainda é um motorista inexperiente.

Só ultrapasse em condições totalmente favoráveis. Na dúvida, permaneça onde estiver. Lembre-se de que a ultrapassagem será mais lenta nessa situação (já que o veículo estará com bagagens e, portanto, mais pesado). Se estiver convicto, ultrapasse apenas pela esquerda (nunca pela direita ou pelo acostamento): sinalize e vá sem invadir a pista do sentido contrário.

Mantenha distância do veículo à sua frente

Manter uma boa distância do veículo que vai à frente pode evitar acidentes — principalmente em dias de chuva. Muitas vezes, por uma distração ou mesmo pela inexperiência fica difícil prever se o trânsito vai parar. Com uma distância razoável, você terá um bom tempo de reação, podendo frear no momento adequado.

Fique atento aos sinais

Os sinais são muito utilizados para comunicação nas estradas. Por exemplo, se no sentido contrário vier um carro com farol piscando, ele pode estar querendo avisar que mais pra frente houve uma queda de barreira ou algo parecido. Buzinar duas vezes, por sua vez, é um agradecimento. Se você perceber que o carro que logo atrás de você está piscando, ele está pedindo passagem — o correto é você facilitar a sua ultrapassagem.

Tenha cuidado com as curvas

Cuidado ao entrar em curvas. Ao saber da proximidade de uma curva, não acelere, freie antes e só volte a acelerar ao final dela. Fique sempre ao lado oposto da direção da curva, evitando movimentos bruscos.

Cuidado com deslocamentos de ar

Ao ultrapassar um veículo grande ou se for ultrapassado por ele, fique atento ao deslocamento de ar que ocorre em ultrapassagens como essa, que pode fazer com que o motorista perca o controle do carro. Nesse momento, é preciso manter as mãos sempre muito firmes ao segurar o volante para um maior controle do veículo.

Tenha o telefone da seguradora sempre à mão

Agora que você já sabe como dirigir na estrada, fique atento a um outro fator importante, que é manter o telefone da seguradora ao alcance, pois imprevistos ocorrem e é bom sempre ficarmos prevenidos. Manter um celular carregado para qualquer contratempo é também uma boa dica.

Vale lembrar que, antes de pegar qualquer estrada, esteja atento à revisão preventiva no carro e mantenha todos os itens de segurança no interior do veículo

E aí, gostou das dicas de como dirigir na estrada pela primeira vez? Continue, então, com sua visita ao nosso blog e conheça mais 7 cuidados que você precisa ter na estrada!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *