Como deixar o assento da sua moto sempre novo

Como deixar o assento da sua moto sempre novo

São comuns as preocupações com o motor, com os pneus e com a carenagem de sua motocicleta no dia a dia, ou antes, de pegar a estrada. Entre os itens verificados na revisão estão à troca de óleo, a relação de transmissão, a embreagem, mas nunca o assento. Justamente aquilo que carrega o motociclista, que proporciona conforto ao trafegar e que compõe boa parte do visual da moto, é um dos itens mais omitidos nas manutenções.

Quer dicas para que ele permaneça cumprindo o seu papel funcional e estético de forma magistral? Confira abaixo como deixar o assento da sua moto sempre novo!

Limpeza

Vamos começar falando do couro sintético, material que está em 8 de 10 motos que circulam por aí. A dica principal é jamais deixar a sua moto diretamente exposta ao sol, pois o calor e a luz direta provocam rachaduras no assento, diminuindo a vida útil do item.

O processo de lavagem é feito com água, sabão neutro e uma escova macia, em um intervalo de aproximadamente 15 dias. O ideal é a utilização de pouca água no processo, para evitar que a espuma interna do banco se encharque, tornando a secagem muito mais difícil.

Esfregue o sabão neutro em toda a superfície do assento, tomando o cuidado de não deixar o revestimento em contato com o sabão por muito tempo, para não provocar um desgaste prematuro do couro sintético. O processo de limpeza do couro natural é exatamente o mesmo, assim como as recomendações a respeito.

Hidratação

O intervalo em que a hidratação deve ser feita varia conforme a região do país. Em locais mais quentes, o ideal é que seja feita a cada dois meses aproximadamente e em cidades mais frias, pode variar entre três e quatro meses.

Espalhe o hidratante em todo o assento da motocicleta, deixando descansar sobre o couro natural ou sintético durante cerca de 12 horas para a devida absorção do produto. Passado o período, retire o excesso com uma flanela.

Os produtos para a hidratação de couros naturais ou sintéticos devem ser voltados para esta finalidade e são facilmente encontrados em lojas de artigos para motociclistas. Utilizar outros produtos, como hidratantes corporais, óleos, silicone e cera automotiva podem provocar o desgaste antecipado do assento. Isso devido à corrosividade dos componentes químicos que compõem estes líquidos. Outro problema de utilizar produtos inadequados para a hidratação é que o banco pode acabar se tornando escorregadio e, dessa forma, bastante desconfortável para a pilotagem.

Restauração

Caso o assento se rasgue ou fure, existem vários serviços de capotaria e de restauração disponíveis no mercado. Normalmente, os valores variam entre 20 e 70 reais e os bancos retornam rapidamente do serviço como se nunca tivessem sido avariados! Vale a pena conferir antes de adquirir uma nova peça em uma oficina autorizada.

Ainda tem dúvidas a respeito da melhor maneira de manter o assento da sua motocicleta sempre novo? Possui mais alguma dica de conservação? Aproveite os comentários e compartilhe com a gente as suas ideias e os seus questionamentos!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

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