Como dar brilho novo aos faróis e lanternas do seu usado

Como dar brilho novo aos faróis e lanternas do seu usado

Com o uso normal de seu automóvel, a parte exterior está vulnerável a um desgaste bem visível, mesmo que você seja um motorista bastante cuidadoso com sua propriedade. Os anos passam e a pintura fica menos viva, os pneus se consomem pouco a pouco e os faróis perdem bastante de seu brilho. Mas há alguns recursos que podem ser empregados para amenizar a ação do tempo e até recuperar integralmente a aparência de alguns itens de seu carro. No caso dos faróis e das lanternas, por exemplo, as soluções são simples. Você gostaria de saber como?

As consequências ruins de ter faróis e lanternas desgastadas.

A ação do tempo é inevitável. Mas o desgaste vai ser acentuado, principalmente se o seu veículo fica boa parte do tempo exposto às intempéries e à luz do sol. As lentes de policarbonato dos faróis e das lanternas traseiras podem ficar embaçados, apresentar ligeiro ressecamento ou até exibir pequenos riscos e rachaduras finas.

As lentes mais desgastadas não ficam somente desagradáveis à estética do carro, mas perdem em funcionalidade, porque os feixes de luz emitidos por faróis e lanternas têm sua amplitude dificultada ou parcialmente reduzida. A medida mais cara que um motorista pode tomar nesta situação, é adquirir novos pares de faróis ou lanternas e substituir os itens mais esgotados. Uma outra solução é procurar uma oficina especializada em limpeza de veículos para realizar uma revitalização das lentes, através do emprego de lixamento especial e aplicação de cera polidora.

O que fazer para limpar as lentes consumidas pela ação do tempo.

No entanto, existem outras formas mais baratas de lidar com esse problema. Nesse caso, o motorista vai ter que colocar a mão na massa. Não se preocupe, a tarefa não é difícil. No mercado automotivo em geral, em lojas do ramo, ou até em alguns supermercados, estão disponíveis kits diversos para lustrar faróis. Ele normalmente possuem flanelas, esponjas, objetos para polimento e loções para um bom acabamento estético. Esses produtos também trazem instruções precisas de manuseio e o motorista não terá problemas em perceber como tudo funciona.

Uma solução caseira e ainda mais barata para clarear as lentes.

Há ainda uma solução caseira, mais barata e fácil de empregar. O motorista vai precisar apenas de um tubo de pasta de dentes, uma flanela macia e um produto para limpar vidros, desses que encontramos no supermercado. Caso haja na residência algumas lixas d’água, um borrifador e um rolo de fita crepe, melhor ainda.

Primeiramente, o motorista deve isolar a pintura do carro, usando a fita crepe para envolver e separar a lataria dos faróis e lanternas. Isso vai garantir que, quando se estiver trabalhando nas lentes de plástico, a pintura não seja afetada ou danificada. As peças de plástico devem ser limpas com um pano, a fim de que fiquem bem secas. Se tiver o material de lixamento, utilize-o em movimentos retilíneos, em uma direção, por toda a superfície das lentes. Deixe a lixa levemente umedecida em água comum antes de aplicar no objeto de plástico. Se houver lixas de gramaturas diferentes, use primeiro as mais grossas, com movimentos mais suaves, e depois as mais finas, aplicando maior pressão.

A operação de lixamento tem por finalidade suavizar ou extrair de vez os riscos e ranhuras anteriormente presentes no policarbonato, o que vai ter como resultado uma superfície mais fosca e aparentemente turva. Mas não há com o que se preocupar. As tarefas que virão em seguida devolverão o brilho para o material.

O plástico deve estar novamente enxuto. Utilize um pano para isso e, depois, espalhe a pasta de dentes com calma sobre a superfície, de maneira uniforme e com o auxílio de outra flanela limpa. Neste momento, pode-se esfregar em movimentos circulares. Você pode repetir a aplicação da pasta dental, caso ache necessário, aumentando um pouco mais a transparência do material. Para finalizar, aplique o limpa-vidros do mesmo jeito que é feito com janelas e vidros em geral na sua casa.

Se você quer gastar pouco, mas ao mesmo tempo ter seus faróis brilhando, o resultado desta técnica caseira vai surpreendê-lo! Quer mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog.

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

  • Muito obrigado, mas ficaria muito melhor se fossem mais objetivos, direto ao ponto. Penso que esse poderia ser reduzido à metade, no mínimo. Valeu!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *