Como cuidar do carro no inverno sem estresse?

Como cuidar do carro no inverno sem estresse?

Com a chegada da estação mais fria do ano, não só você, mas seu carro também sente a mudança da temperatura. Isso pode ser percebido no funcionamento de alguns componentes do veículo. Bateria, motor, ar-condicionado, freios e pneus são alguns dos itens que necessitam que fiquemos atentos.

Mas como cuidar do carro no inverno? Que tipo de manutenção devemos fazer nessa época do ano e quais as peças do carro que necessitam de maiores cuidados? Continue sua leitura e confira nossas dicas que vão garantir a sua segurança no inverno!

Bateria

Em primeiro lugar é aconselhável verificar se há gasolina no tanquinho de modelos de veículos flex. Isso porque a falta de combustível aumenta o tempo de partida do motor do veículo em tempo frio e, consequentemente, força muito a bateria, podendo a curto prazo provocar falhas no funcionamento.

Outra dica que envolve cuidar do carro no inverno, mas que deve ser seguida em qualquer época do ano, é evitar — quando o veículo estiver desligado — deixar rádios, lâmpadas, luzes e qualquer outro equipamento ligado que utiliza a energia da bateria.

Pneus

Em tempos frios, é muito comum a umidade elevada com ocorrências de muitas chuvas. Por conta disso, todo o cuidado deve ser tomado em relação a aquaplanagem, fenômeno que ocorre quando existe uma fina camada de água entre o asfalto e o solo. Nesta situação, o veículo acaba perdendo o contato com o estrada, fazendo com que o condutor perca o controle.

Sendo assim, para se ter esta e outras situações sob controle, é necessário que os pneus estejam sempre bem calibrados e em condições perfeitas de uso — sem nenhum desgaste.

Ar-condicionado

Devido às doenças respiratórias que ocorrem com maior incidência no inverno, os cuidados com o ar-condicionado devem ser intensificados nesse período. Dessa forma, evita-se episódios frequentes de alergia.

O aparelho ar-condicionado é muito utilizado para desembaçar os vidros e melhorar a visibilidade do condutor nessa época do ano. Por conta disso, uma manutenção para manter os filtros em boas condições e o aparelho sempre bem higienizado é o ideal nesse período.

Palhetas

Uma vez que o uso das palhetas é mais frequente no inverno, devido a chuvas frequentes, elas merecem um cuidado maior nessa época do ano.

Verifique sempre que possível se as palhetas estão em boas condições, sem rachaduras e trincas na borracha — que, quando ocorrem, acabam deixando um fio de água escorrendo durante o movimento da palheta. Ao desconfiar do seu estado de conservação, busque a opinião de um especialista e, se necessário, proceda logo com a troca.

Freios

As condições climáticas que se apresentam em tempos frios, com muita chuva e neblina, exigem uma perícia ainda maior do motorista. Por este motivo, manter os freios em perfeitas condições é essencial para que, em caso de paradas bruscas e inesperadas, eles respondam prontamente aos comandos.

Você gostou deste post sobre como cuidar do carro no inverno? Então, que tal, seguir nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações? Estamos no Facebook e no Twitter!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *