CNH digital: confira o passo a passo para obter a sua

CNH digital: confira o passo a passo para obter a sua

Motoristas que não apresentam a habilitação no ato da abordagem devem pagar multa, perdem pontos na carteira e têm o carro apreendido até a apresentação do documento. Mas, felizmente, agora é possível evitar esse tipo de ocorrência graças à CNH digital.

Até o meio deste ano, todos os estados deverão emitir o modelo eletrônico. Assim, será possível carregar no celular a habilitação virtual, com o mesmo valor jurídico que a convencional em papel.

Continue lendo este post para descobrir o que deve ser feito para tirar a sua CNH digital!

CNH com QR-Code 

A primeira coisa a ser feita é verificar se existe um QR-code no verso da sua CNH física. As versões mais recentes — expedidas a partir de maio de 2017 — já contam com esse código. Depois disso, basta cadastrá-lo no site portalservicos.denatran.serpro.gov.br.

Se você ainda não tem o QR-code e, mesmo assim, deseja o formato digital do documento, deverá pedir a segunda via diretamente no órgão Detran de seu município. A taxa é de aproximadamente R$ 42,00.

Certificação digital

Antes de pedir a sua CNH digital, será necessário ter um e-CPF, que nada mais é do que uma assinatura digital para validar o processo. Quem deseja obtê-lo deve procurar uma agência certificadora e desembolsar cerca de R$165,00.

Caso você não queira gastar essa quantia com o CPF eletrônico, basta se deslocar até o Detran mais próximo levando a CNH original.

Código de ativação

Para quem já tem o e-CPF e já se cadastrou no Portal do Denatran não é preciso ir até o Detran, já que o restante do processo pode ser feito pela internet.

Dessa forma, é só preencher o formulário para gerar o código de ativação, que será utilizado para validar o aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar o aplicativo

Com o serial em mãos, faça o download do App “CNH Digital” para dispositivos Android e iOS. O software exigirá a criação de uma senha de 4 dígitos (Pin). Depois disso, você estará apto para acessar a sua habilitação no seu smartphone sempre que quiser.

Dúvidas frequentes:

Quando a CNH Digital começa a valer em todo o país?

O Denatran prorrogou a data de implantação em todo o país. A princípio, estava previsto para até 1º de fevereiro de 2018. Agora, todos os Detrans dos 27 Estados têm de emitir a CNH digital até o dia 1º de julho.

E se eu perder o celular ou for roubado?

Nestes casos, existem duas opções para bloquear o documento:

  1. Para quem tem o certificado digital: o processo pode ser feito pela página do Denatran.
  2. Para quem não tem o certificado digital: ir pessoalmente ao Detran da sua cidade.

E se eu for parado em uma blitz e não tiver internet?

aplicativo foi desenvolvido para funcionar offline, ou seja, a conexão será necessária somente para o primeiro acesso. Nos posteriores, a habilitação estará sempre disponível, bastando digitar a senha.

Viu só como a CNH digital é prática e acessível? O melhor de tudo isso é que não será mais necessário ficar transitando com o documento físico, o que pode evitar a sua perda e não gera problemas caso seja esquecida em casa. Portanto, não perca mais tempo e solicite já o formato eletrônico da Carteira Nacional de Habilitação!

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Que tal agora conhecer as dúvidas mais comuns sobre a CNH Digital?

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *