CNH digital: 5 dúvidas respondidas

CNH digital: 5 dúvidas respondidas

Começou a valer, no Brasil inteiro, desde o dia 01 de fevereiro, a nova CNH digital. Por meio de um aplicativo, que pode ser baixado no celular, a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação ficará disponível no smartphone, mesmo quando o aparelho não estiver conectado à Internet.

Essa novidade vai colaborar com os motoristas na hora de apresentar a documentação em uma blitz, por exemplo. Segundo a legislação em vigor, o condutor flagrado sem a CNH tem o carro retido até a apresentação do documento, paga uma multa de R$ 88,38 e recebe 3 pontos na carteira.

Mas, afinal, você sabe o que é a CNH digital e como ela funciona? Preparamos aqui um roteiro que sanará suas dúvidas sobre esse documento. Vamos lá!

Descubra como tirar sua CNH digital e como ela funciona

  1. O que é a CNH digital?

É a nova versão da Carteira Nacional de Habilitação para meios eletrônicos que pode ser solicitada pelos motoristas. Veja as três possíveis situações da sua CNH:

  • sua CNH impressa foi emitida a partir de maio de 2017, com o QR Code, um código escaneável: se você tem um certificado digital, basta acessar o site do Denatran e cadastrar-se para receber seu código de ativação;
  • sua CNH impressa foi emitida a partir de maio de 2017, mas você não tem o certificado digital: é necessário fazer o cadastro no site do Denatran e dirigir-se até o Detran da sua cidade para confirmar os dados e solicitar o código de ativação;
  • sua CNH impressa foi emitida antes de maio de 2017: você poderá pagar pela segunda via do documento ou aguardar até a próxima renovação para, assim, solicitar sua CNH digital.
  1. Onde e como obter o documento?

Primeiro, o motorista deve fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran e, em seguida, dirigir-se até o Detran da sua cidade para comprovar que é o usuário cadastrado.

Após a confirmação dos dados, será necessário solicitar, junto ao Detran, um código de ativação da versão eletrônica da CNH. Ela será enviada por meio do e-mail cadastrado.

De posse dos dados, o motorista baixa o aplicativo e faz login no sistema. Os dados serão disponibilizados com o código da ativação.

No aplicativo, o motorista cria uma senha de quatro dígitos e a CNH já estará disponível no celular, sem precisar do acesso à Internet para visualizar o documento.

  1. Quanto custa a CNH?

Fica a cargo do Detran de cada estado estipular o valor das taxas para a emissão da CNH, tanto a impressa quanto a digital. É importante consultar o Detran do seu estado para ter essa informação precisa.

  1. Como baixar o aplicativo da CNH digital?

app pode ser baixado no smartphone por meio das lojas Apple Store e Google Play, dependendo do aparelho. O aplicativo tem o selo da SERPRO, a empresa desenvolvedora do sistema, e é gratuito para todos os usuários.

Futuramente, nesse aplicativo, você também terá acesso à pontuação da carteira e aos dados sobre a validade do documento. Você terá a opção de compartilhar a CNH digital por meio do aplicativo para e-mail ou pelo WhatsApp.

Em caso de roubo do aparelho, o motorista deverá bloquear o documento por meio do site do Denatran.

  1. A CNH impressa vai acabar?

Não. A CNH digital é opcional e, por isso, a versão impressa continuará valendo e seguindo os padrões atuais de emissão pelo Detran.

A versão digital da CNH é um documento oficial, assim como a impressa. Logo, tem a mesma validade em território nacional e é uma opção a mais de documento de identificação.

Esclarecemos suas dúvidas sobre como tirar sua CNH digital? Gostou do nosso post? Compartilhe o texto com os seus amigos nas suas redes sociais para que todos saibam como obter a CNH digital.

Autor

O Carcheck proporciona uma negociação mais segura na compra do veículo usado. Antes de fechar negócio, é possível analisar indicadores de segurança, informações de seguradoras, além das condições atuais e rodagem junto aos órgãos competentes. Com a consulta, você também se previne de problemas como débitos em financiamentos, além de eventuais irregularidades que possam existir no veículo consultado.

2 comentários

  • A CNH digital não vale porra nenhuma!!!
    Hoje dia 07/12/18 a polícia rodoviária recusou minha cnh digital na SP 150.
    Já fui fiscalizado também pela PM de SP, e também recusaram minha Cnh digital.
    Ou seja,essas publicações citando o Denatran dizendo que a CNH digital tem o mesmo valor jurídico da CNH impressa é balela !!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *