Checklist da compra de carro usado: tudo você precisa avaliar

Checklist da compra de carro usado: tudo você precisa avaliar

Com o atual cenário econômico, a venda de veículos novos caiu cerca de 26%, abrindo espaço para a compra de carros usados, que tiveram um avanço de 4%, aproximadamente. Muitas pessoas optam pela compra de seminovos, pois existem muitas opções no mercado que podem realmente valer a pena. Mas é preciso ter cautela para não adquirir um novo problema.

Vai comprar um carro usado ou seminovo? Fique atento a algumas dicas que preparamos para lhe ajudar, com os itens básicos que devem ser verificados antes de efetivar essa compra!

Motor

Mesmo que o carro usado pareça impecável, é preciso ficar atento aos detalhes. O motor pode esconder alguns vazamentos que comprometem a sua vida útil.

É importante verificar, próximo das juntas do cabeçote, se constatar a presença de óleo, provavelmente será necessário realizar algum tipo de reparo. Confira também o nível e a viscosidade do óleo: se estiver abaixo do nível e escurecido, pode ser um sinal de que o antigo dono não fazia as devidas revisões.

Também é necessário ligar o motor. Peça para alguém pisar no acelerador e verifique o escapamento. Não poderá sair fumaça muito densa, branca ou azul-claro, pois isso é sinal que o veículo está queimando óleo. Fique atento também a ruídos no motor, pois podem ser indicadores de problemas.

Interior do veículo

Itens importantes que poucas pessoas verificam são os pedais de freio, acelerador e embreagem. Se estiverem visivelmente gastos, é sinal que o veículo já rodou pelo menos cerca de 70 mil km.

Verifique os estofados: é normal que os tecidos dos bancos tenham um desgaste normal do tempo, mas pequenos rasgos e furos, com certeza, aumentarão com o uso frequente. Verifique também o volante e o câmbio, pois esses itens podem indicar o desgaste real do veículo, já que odômetros e velocímetros são facilmente adulterados.

Amortecedores e suspensão

Faça uma análise visual e verifique se os amortecedores estão apresentando vazamentos. Ao fazer um Test Drive, perceba se o veículo apresenta instabilidade nas curvas e se a suspensão está fazendo algum tipo de ruído estranho. Se não tiver oportunidade de andar no carro usado antes da sua compra, comprima a suspensão e verifique o balanço do automóvel: caso balance demais, ele pode estar com problemas nos amortecedores ou molas.

Pneus

Os pneus são bons indicadores de desgaste do veículo e também para verificar se as revisões foram realizadas. Se apresentarem um desgaste irregular, significa que você terá uma despesa extra com novos pneus, alinhamento e balanceamento. Não se esqueça de verificar o estepe, pois nunca se sabe quando precisará dele.

Mecânico

Verificar todos esses itens é fundamental para realizar uma boa compra. Além disso, é essencial levar o veículo a um mecânico de confiança para fazer uma análise completa.

Ele poderá identificar futuros problemas que podem trazer prejuízos com a manutenção corretiva ou a troca de peças. A compra de um carro usado pode ser vantajoso para muitas pessoas, mas antes de fechar o negócio, é importante fazer um check-list como esse para garantir conforto e segurança.

O que achou do nosso post? Compartilhe as suas dicas para comprar um carro usado!

 

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *