Check list: como se planejar e pegar a estrada de moto

Check list: como se planejar e pegar a estrada de moto

Se você é motociclista, sabe que não há nada mais emocionante do que pegar a estrada de moto, não é mesmo? É uma aventura indescritível desbravar novos caminhos e lugares diferentes. E a sensação de liberdade que isso traz? Só quem já passou pela experiência sabe o quanto é incrível esse tipo de viagem.

Contudo, pegar a estrada de motocicleta requer alguns cuidados e planejamento prévio. São detalhes importantes que facilitam seu percurso e tornam a aventura bem mais tranquila e, principalmente, segura.

Por isso, elaboramos para você um checklist de tudo que é necessário para uma viagem sem contratempos, ok? Acompanhe e prepare-se para uma viagem perfeita!

  1. Não se esqueça da revisão antes de pegar a estrada de moto

É imprescindível levar sua moto antes da viagem ao seu mecânico de confiança para que ele cheque as condições de funcionamento do veículo. Uma boa revisão pode livrar você de vários imprevistos que talvez surjam durante o trajeto.

Por isso, não hesite em fazer a troca de peças, seja dos pneus, do óleo, das pastilhas de freio, do câmbio e de outros itens importantes para o bom desempenho da motocicleta.

  1. Capriche no roteiro da viagem e na escolha das rotas

Curtir uma boa aventura não quer dizer que não há necessidade de fazer um planejamento. Ter um roteiro é fundamental, pois é ele que define o destino da viagem, determina por onde começa a jornada e por quais locais é melhor fazer as paradas.

O ideal é pesquisar bastante, principalmente sobre as melhores rotas para motociclistas. Assim, você se aventura sem correr muitos riscos e aproveita ao máximo o passeio.

  1. Baixe aplicativos úteis para motociclistas

Ainda bem que os motociclistas podem contar com a tecnologia dos smartphones, que disponibilizam aplicativos como mapas e serviços de previsão de tempo. Confira três apps muito úteis que destacamos para você.

Google Maps

Trata-se de um aplicativo gratuito de mapas e é tido como um dos melhores pelos usuários. Conta com uma ampla base de informações sobre qualquer serviço que você necessite. Tem também muitas rotas e navegação guiada por voz. Além disso, o Maps facilita a visualização prévia da estrada, o que torna seguro o acesso a qualquer local. Disponível para Android e iOS.

Waze

O aplicativo, na realidade, funciona como uma rede social em que os usuários dão informação sobre o trânsito e as condições de estradas e vias urbanas em tempo real. É uma grande ajuda para quem deseja escolher rotas mais tranquilas.

Foursquare 

Esse app é muito importante para os motoristas que amam se aventurar em estradas. O serviço disponibiliza informações acerca de locais turísticos, restaurantes e outros serviços. Conta com informações como fotos, telefones de contato e horários de funcionamento.

  1. Utilize as roupas e os acessórios adequados

Essa dica é bastante pertinente, não é mesmo? A vestimenta específica é um dos principais itens para a pilotagem segura de moto. Se o seu uso é necessário para transitar em vias urbanas, imagine em estradas. Por isso, não se esqueça de capacete, óculos, jaqueta, calças com joelheiras, luvas e botas — itens recomendáveis para garantir a segurança.

  1. Não exagere na bagagem

Leve apenas o necessário. Quanto mais peso houver na moto, menor será o desempenho e mais combustível o veículo gastará. Se sua motocicleta não tem baú, você deve investir em um traseiro de 52 litros. No entanto, existem baús laterais e alforjes que também são bem úteis. Mas eles aumentam o arrasto e prejudicam a performance da moto.

  1. Tenha à mão a documentação necessária

Para qualquer problema que houver com a polícia rodoviária, tenha sempre em mãos seus documentos. Eles devem estar devidamente atualizados e de acordo com o que manda o Detran e o Contran. Evite problemas para evitar que sua aventura termine antes da hora.

E então, gostou das dicas de como pegar a estrada de moto? É uma aventura e tanto! Apenas previna-se tomando os cuidados que citamos neste conteúdo. Boa viagem!

Curtiu este artigo? Continue, então, com a visita em nosso blog e leia também o post “Desvalorização de motos: vale a pena comprar uma moto usada?“. Sempre produzimos conteúdos úteis para nossos leitores!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *