Carros para PCD: 5 dúvidas respondidas

Carros para PCD: 5 dúvidas respondidas

As vendas de carros para PCD (pessoa com deficiência) estão em alta no mercado automobilístico. Os fabricantes têm pensando cada vez mais nesse público e já oferecem versões específicas para os mais variados tipos de deficiência.

Os automóveis precisam estar preparados para que, em especial os cadeirantes, tenham acesso ao seu interior, ou seja, possam entrar e sair de forma prática e fácil. Pensando nessa liberdade de ir e vir, o mercado desse setor proporciona opções bem criativas voltadas para a praticidade, o conforto e a segurança do condutor.

Neste post, vamos tirar algumas dúvidas sobre carros para PCD. Acompanhe!

 

  1. Quais as exigências para uma pessoa com deficiência comprar um carro PCD?

Para comprar um carro PCD, é preciso que a pessoa tenha uma das deficiências previstas por lei para obter a sua CNH e, assim, ficar isento de alguns impostos no momento da compra do carro.

Para tanto, é necessário obter um laudo feito por médico perito credenciado ao Detran da cidade na qual a pessoa interessada reside.

  1. Quais são os abatimentos e impostos permitidos pela legislação?

De acordo com a lei, são isenções e abatimentos de impostos estaduais e federais. Portadores dessas limitações, bem como de algumas doenças previstas por lei, podem requerer a isenção de impostos como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Esses abatimentos são concedidos à PCD para conduzir um automóvel, sendo necessárias algumas adaptações que gerarão custos, como direção hidráulica, câmbio automático ou mesmo outras mudanças na parte física do automóvel para que seja possível conduzi-lo com as limitações apresentadas.

  1. O incentivo é válido para quais tipos de carro?

Vale apenas para automóveis zero e depende de laudos médicos, sobretudo da entrega de comprovantes aos órgãos competentes.

Para que a pessoa tenha direito às isenções, o carro não pode ultrapassar o valor de R$ 70 mil. No caso de veículos nacionais acima desse valor, somente é concedida a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

  1. Em quanto tempo o consumidor recebe o veículo adaptado?

Carros adaptados não estão disponíveis para pronta entrega, sobretudo porque precisam passar por adaptações que variam caso a caso. Ao ser aprovado o pedido, a encomenda é realizada pela concessionária à fábrica, que enviará um automóvel novo adaptado de acordo com as necessidades do condutor.

  1. Quais modificações no veículo contribuem para o conforto e a autonomia dos cadeirantes?

Hoje, existem várias marcas que fazem adaptações em carros para PCD. Contudo, em algumas situações, é válido buscar empresas especializadas para realizar outras adaptações, visando maior conforto e autonomia do cadeirante.

Tendo em vista que ele deve passar de sua cadeira para a poltrona do carro, algumas adaptações são necessárias. Confira quais são elas:

  • sistema de elevador: ideal para cadeirantes que têm a movimentação dos membros superiores limitada ou ainda com pouca força;
  • rampa: é uma boa alternativa para quem conduz o carro na própria cadeira de rodas. No assoalho do carro são fixados os adaptadores, onde a cadeira será fixada. No entanto, esse sistema é considerado pouco seguro. Isso porque que a cadeira não oferece a mesma segurança do banco do automóvel, além de não ser tão confortável;
  • banco rotativo: entre as vantagens desse sistema estão a segurança e o conforto. Esses carros possuem um sistema que leva o banco para fora, para que o condutor passe da cadeira ao carro.

Como você pôde ver, atualmente, os carros para PCD ganharam a ajuda da tecnologia para aprimorar os recursos que dão mais autonomia e conforto ao portador de deficiência para conduzir seu próprio veículo.

O que você achou deste post? Interessante, não é mesmo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e torne essas informações acessíveis a outras pessoas! Afinal, muitos ainda não sabem que portadores de deficiência têm direito a tais vantagens.

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *